Main Menu

Ex-repórter do tabloide britânico News of the World, que denunciou os grampos aparece morto


Ex-repórter do tabloide britânico News of the World, que denunciou os grampos aparece morto
Ex-repórter do tabloide britânico News of the World, que denunciou os grampos aparece morto

Foi encontrado morto nesta segunda-feira (18/07) o jornalista Sean Hoare, que era repórter do tabloide britânico News of the World, denunciado por grampos telefônicos sem autorização judicial, informou o jornal The Guardian. Hoare foi quem primeiramente denunciou a direção do tabloide que estaria envolvida nas escutas ilegais. Segundo o Guardian, Hoare foi encontrado em sua casa na cidade de Watford, a 32 km de Londres. Ele trabalhou nos jornais Sun e News of the World com Coulson, antes de ser demitido por problemas com álcool e drogas.

O jornal News Of the World, que era o mais vendido do Reino Unido, foi fechado em razão de acusações de que a publicação grampeou o telefone de milhares de pessoas, atores, políticos, jogadores de futebol, apresentadores de TV e outras celebridades, para obter informações exclusivas. Em abril deste ano, o tabloide admitiu ter interceptado mensagens deixadas na caixa postal de celulares de pessoas envolvidas em casos acompanhados pelo jornal.

O caso ganhou força no início de julho, com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o jornal teria grampeado o telefone celular – inclusive apagando mensagens – de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002.

A manipulação das mensagens, ainda em 2002, fez a polícia e a família da jovem acreditar que ela ainda estaria viva, já que a sua caixa postal continuava sendo “limpa”. O corpo foi encontrado depois.

A polícia local não confirmou a identidade do corpo, mas emitiu um comunicado dizendo que na manhã desta segunda, às 10h40 no horário local (6h40, em Brasília), os agentes receberam um chamado de vizinhos preocupados com o bem-estar de um morador.

Ao chegar ao endereço de Hoare, o corpo de um homem foi encontrado e este declarado morto na cena do crime, de acordo com o comunicado da polícia.

– A morte está sendo tratada como inexplicável, mas não significa que seja suspeita. Investigações da polícia sobre o incidente estão em andamento.

Sean Hoare escancarou atividades ilegais em jornal

O jornalista denunciou ao jornal americano The New York Times os casos de grampos de telefones dentro do News of the World. Ele disse que não só Coulson fez escutas, mas que ele encorajou ativamente seus funcionários a interceptar telefonemas de celebridades em busca de reportagens exclusivas.

Em setembro do ano passado, Sean Hoare foi entrevistado pela polícia sobre suas afirmações de que o ex-chefe de comunicações do tabloide lhe pediu para invadir celulares quando foi editor do jornal.

Hoare voltou aos holofotes na semana passada, depois que ele disse ao New York Times que a repórteres no News of the World foram capazes de usar a tecnologia da polícia para localizar pessoas, em troca de propina.

Escândalo atinge Scotland Yard

As implicações políticas do escândalo dos grampos do tabloide News of the World continuam a crescer, após a renúncia, neste domingo (17), do chefe da polícia metropolitana de Londres, Paul Stephenson.

Hoje, um segundo alto funcionário da Scotland Yard, John Yates, que negou a reabertura da investigação sobre o escândalo das escutas telefônicas em 2009, se demitiu segundo um comunicado da polícia britânica.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, teve que encurtar sua viagem à África por conta do escândalo.









Comments are Closed