Polícia acredita que ataques na Noruega foram coordenados e deixou 91 mortos

Os dois ataques que a Noruega sofreu na sexta-feira (22/07) foram aparentemente coordenados, com um saldo até agora de 91 mortos. O atentado a bomba atingiu vários prédios governamentais em Oslo, deixando pelo menos sete mortos e 15 feridos. Um homem suspeito de ser o autor do ataque ao acampamento na Ilha de Utoeya foi preso pela polícia. Acredita-se que ele tenha relação com a bomba colocada no centro de Oslo. “Temos muitos motivos para acreditar que o tiroteio está conectado com a explosão em Oslo”, disse à rede de notícias NRK Bjorn Erik Sem-Jacobsen, porta-voz da polícia.

O representante do Partido Trabalhista norueguês, Bjorn Jarle Roberg-Larsen, disse à BBC que cerca de 600 jovens, entre 13 anos e 20 e poucos anos de idade, participavam do acampamento de verão. Segundo a agência France Presse, o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, deveria comparecer ao encontro.
Mais de 20 ambulâncias e quatro helicópteros foram despachados para o resgate dos participantes. Imagens da TV norueguesa mostram corpos de vítimas do ataque. A polícia suspeita que haja explosivos na ilha e agora vasculha a área, de acordo com o site de notícias VG Net. Uma testemunha citada no site da rádio pública NRK disse que “um homem com uniforme da polícia atraiu os jovens gritando ‘venham aqui’, executando-as em seguida”.
O tiroteio na ilha de Utoya, a cerca de 20 quilômetros da capital ocorreu após a explosão em Oslo. No local era esperada neste sábado a visita do primeiro-ministro a uma colônia de férias do Partido Trabalhista, onde havia cerca de 560 pessoas.
O homem que foi preso estava vestido de policial, entrou no acampamento e passou a disparar indiscriminadamente. Os jovens que estavam no local entraram em pânico e alguns tiveram que fugir a nado.
Inicialmente, havia sido divulgado que 10 pessoas foram mortas no tiroteio, mas a polícia revisou esse número para “ao menos” 84.
Governo norueguês tem forte reação aos atentados
O primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg classificou de “covardes” os ataques ocorridos e disse que o país não será silenciado. “Não nos destruirão. Somos uma pequena nação, mas uma nação orgulhosa. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas bombas. Ninguém nos reduzirá ao silêncio pelas balas. Ninguém impedirá a Noruega de existir”, disse o premiê em entrevista coletiva concedida na sexta-feira.
Stoltenberg disse ainda que o país foi atacado “mais do que o suficiente para reagir fortemente”. “Vamos encontrar os culpados e condenar os responsáveis”, disse o premiê. “O mais importante agora é salvar vidas e mostrar compaixão com as vítimas e seus familiares”, completou.
Segundo ele, a melhor resposta que o país pode dar ao ataque é “mais democracia e menos maldade”. “Nós devemos isso às vítimas”, declarou.
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed