Main Menu

Com muito show FIFA deu a abertura para a Copa 2014 no Brasil


Com muito show FIFA deu a abertura para a Copa 2014 no Brasil
Com muito show FIFA deu a abertura para a Copa 2014 no Brasil

Foi com um primeiro passo concreto – a definição dos grupos das eliminatórias de cinco regiões -, mas também com uma festa digna da grandeza de uma Copa do Mundo da FIFA que o Brasil 2014 deu seu primeiro passo neste sábado, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Sorteio Preliminar.

A presidente Dilma Roussef participou da cerimônia e discursou aos convidados antes do início do sorteio. “O Brasil, hoje, é admirado por muito mais do que seu futebol, sua música e suas festas populares. Convido os povos do mundo inteiro a conhecerem melhor o Brasil e os brasileiros”, disse a presidente. “Estejam certos de que este novo Brasil estará pronto para encantar o mundo em 2014, com um povo alegre, generoso, solidário e que ama o futebol, mas ama também a liberdade, a justiça social e a paz.”

A presidente discursou após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do estado, Sérgio Cabral, que resumiu a alegria do país em receber o maior evento de futebol do planeta. “Mais do que aquilo de concreto – a infreaestrutura, as obras de mobilidade urbana -, o maior legado que eu vejo é na autoestima do povo. O brasileiro está feliz por receber a Copa.”

Na abertura do evento, o Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, celebrou o retorno da Copa do Mundo da FIFA ao Brasil, que sediou o evento em 1950. “O Brasil é um país especial, que produz incontáveis talentos que enriquecem o futebol”, disse Blatter. “Estamos felizes por retornar após mais de 60 anos. E, falando em datas, exatamente hoje, 30 de julho, completam-se 81 anos da primeira final da Copa do Mundo entre Uruguai e Argentina. É a história sendo feita.”

Os mestres de cerimônia foram a modelo e apresentadora Fernanda Lima e o jornalista Tadeu Schmidt, mas a cada sorteio dos grupos das cinco zonas das eliminatórias, subia ao palco uma dupla diferente, formada sempre por craques do passado e do presente, como assistentes do Secretário Geral Jérôme Valcke. Antes das definições de cada região, foi sorteada a ordem do play-off intercontinental: o quinto colocado da América do Sul terá pela frente o vencedor da quinta rodada da eliminatória asiática, enquanto o quarto colocado da CONCACAF disputará uma vaga com o vencedor da Oceania.

Blatter conversa animado com Neymar, a grande promessa da Copa no Brasil
Blatter conversa animado com Neymar, a grande promessa da Copa no Brasil

O campeão mundial e ex-capitão da seleção Cafu e o ídolo santista Neymar, que marcou um golaço histórico na quarta-feira contra o Flamengo, sortearam os grupos das eliminatórias da zona africana. Os jogadores acabaram sorteando alguns grupos bastante complicados, como o C – que tem Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia e o vencedor de Chade x Tanzânia – e o H – de Argélia, Mali, Benin e o vencedor de Eritreia x Ruanda.

Outra dupla formada por um ícone e um jovem craque foi a responsável pela zona asiática. No palco, o são-paulino Lucas se juntou a Zico, uma lenda do futebol japonês, que colocou sua segunda pátria no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte.

Dilma disse que o país está preparado para fazer a melhor Copa já realizada
Dilma disse que o país está preparado para fazer a melhor Copa já realizada

Com duas zonas já definidas, foi a vez da riqueza musical brasileira entrar em cena. Ivan Lins e Ana Carolina fizeram o primeiro show da noite, antes do campeão mundial de 1994 Bebeto e do jovem Lucas Piazon, da Seleção Brasileira que acaba de disputar a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, subirem no palco para definirem as chaves da zona da América do Norte, América Central e Caribe.

A música continuou a tocar na Marina da Glória com a apresentação do pianista e compositor Daniel Jobim, neto e digno herdeiro do maestro Tom Jobim. Foi a vez, então, de Zagallo e Fellipe Bastos anunciarem os grupos da zona da Oceania.

Um dos momentos mais esperados da tarde, o show de Ivete Sangalo contagiou a plateia. A cantora baiana foi acompanhada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, criada pelo Instituto Baccarelli em 1996 e formada por jovens músicos de famílias de baixa renda que recebem bolsas para tocar.

O último sorteio foi o da zona europeia. Outro grande craque da atualidade, Paulo Henrique Ganso, dividiu o palco com Ronaldo, o maior artilheiro da história da Copa do Mundo da FIFA e que se despediu do futebol este ano. A campeã mundial Espanha caiu no mesmo grupo da França, enquanto Portugal tem Rússia e Israel pela frente.

Um filme mostrando que o esporte é a esperança de um futuro melhor encerrou a cerimônia. O Brasil 2014 já começou!









Comments are Closed