Main Menu

Agricultura familiar amplia renda dos produtores da atividade rural em Itaperuna


Agricultura familiar amplia renda dos produtores da atividade rural em Itaperuna
Agricultura familiar amplia renda dos produtores da atividade rural em Itaperuna

Implantado há pouco tempo em Itaperuna/RJ, com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural, o projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do SEBRAE, Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Integração Social e com total apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, está a todo vapor.

O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos. Dessa forma, busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.

Segundo Rogério Garcia de Almeida, técnico em agropecuária e consultor responsável, o projeto proporciona assistência técnica aos produtores, além de capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas. Ainda de acordo com ele, no dia 27 de agosto haverá uma Feira Agroecológica, no mesmo local onde acontece a tradicional feira de Itaperuna, uma excelente oportunidade para a comercialização dos produtos do PAIS.

Para o secretário Municipal de Agricultura Décio Zampiér, a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, é uma das metas do programa “Fartura no Campo”. Esse programa busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades.

A Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o produtor rural possa ter melhores condições de trabalho. Um dos objetivos do “Fartura no Campo” é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.









Comments are Closed