Estado da início a construção da Linha 5 do Metrô

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (15/08), uma das mais importantes fases da expansão do metrô para a Barra da Tijuca. Depois de visitar as obras da linha 4, o governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Transportes, Julio Lopes, apertou o botão da primeira detonação para as escavações da estação São Conrado. Os túneis que começaram a ser abertos em direção à Barra vão agilizar as escavações subterrâneas entre as zonas Sul e Oeste. Com um mês à frente de seu cronograma, as obras somam um quilômetro de túneis abertos no canteiro da Barra.
Os trabalhos em São Conrado estarão concentrados na execução do túnel de serviço, que terá extensão de 195 metros e profundidade de até 15 metros abaixo do nível da rua. Segundo o governador Sérgio Cabral, não há, no mundo, um túnel metroviário tão longo quanto o que será construído, com cinco quilômetros.
– É mais um sonho do Rio de Janeiro, da população do Rio, sendo concretizado em mais uma etapa. É um sonho desafiador, de mobilidade, que vai ser um grande legado que as Olimpíadas deixarão para a população. Essa obra estava prevista há 13 anos e nós conseguimos tirá-la do papel. Quem vai ganhar com isso não é só o morador da Rocinha, de São Conrado, da Barra da Tijuca, de Ipanema e do Leblon, mas todo o Rio, todos aqueles que moram no estado, no Brasil e que vão poder ter uma outra forma de mobilidade em uma área tão densa, tão ocupada e de tráfego tão pesado quanto essa região. Não há nenhum túnel metroviário com cinco quilômetros de extensão no mundo, e o túnel que vai ligar a Barra da Tijuca à estação São Conrado tem essa extensão. Estamos encarando esse desafio e vamos continuar avançando – disse o governador.
As detonações para as escavações acontecem de três a quatro vezes por dia, entre 8h e 18h. Duzentos operários irão trabalhar no local. Atualmente, o projeto da Linha 4 gera 1.500 empregos diretos e indiretos, número que chegará a 2.300 no pico das obras do trecho. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, está sendo feito o possível para que os transtornos sejam os menores para a população.
– Estamos trabalhando de forma a incomodar o mínimo possível o meio ambiente, assim como a população do entorno. Também trabalhamos com rigor máximo de segurança em todos os procedimentos. O canteiro de São Conrado conta com barreira de proteção acústica e instrumentos para aferição de ruídos. Além disso, todo o serviço é acompanhado por técnicos especializados e com equipamentos de controle, como sismógrafos – explicou o secretário.
A previsão é que todo o túnel de serviço seja escavado até dezembro de 2011 e já em janeiro de 2012 sejam iniciadas as escavações do túnel de via. A expectativa da Secretaria de Transportes é de que, em um mês, as escavações avancem em média 5 metros ao dia, utilizando 500 kg de explosivos por detonação. Segundo um estudo de demanda realizado pelo Estado, a estação São Conrado receberá em média 36 mil pessoas por dia.
As intervenções em São Conrado começaram em fevereiro. A Secretaria de Transportes centralizou os trabalhos na construção de 15 muros de contenção da encosta florestal sobre o ponto de abertura dos túneis para impedir deslizamentos naturais. Para a realização das obras, a Secretaria Municipal do Ambiente autorizou a retirada de 250 árvores, porém, apenas 100 espécies foram removidas. Depois, as árvores retiradas serão replantadas.
Linha transportará 240 mil passageiros por dia
Com a linha de 14 quilômetros de extensão, os cariocas levarão 35 minutos do centro do Rio à Barra da Tijuca. A Linha 4 terá seis estações, passando pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Com a ampliação, o metrô do Rio poderá transportar 240 mil passageiros por dia. As obras, que custarão R$ 5 bilhões, serão entregues em 15 de dezembro de 2015.
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