Itaperuna amplia combate à dengue com ações nos Bairros e Distritos

A Secretaria de Saúde de Itaperuna atendeu a determinação do prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, em adotar a medida para prevenir a dengue no município fazendo visita em massa com os agentes de campo e verificando a cobertura das caixas d’água nos bairros carentes da cidade.
O prefeito ainda orientou que a CVAS – Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, que está situada a Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38. Altos. Centro – Itaperuna/RJ, sob a responsabilidade do Sr. Sebastião Airson Ferreira, atenda de imediato as denúncias de locais que possam levar risco aos moradores Hoje, a CVAS tem um quadro de 54 (cinquenta e quatro) agentes de campo e 44 (quarenta e quatro) pessoal de apoio e administrativo para este trabalho.
“A Vigilância Ambiental em Saúde está aplicando um conjunto de ações para proporcionar ainda mais o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde” informou Sebastião Airson Ferreira, Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde.
As atividades realizadas pela CVAS:
– Pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice – (02 em 02 meses) e descobrimento de focos nas localidades infestadas e em armadilhas e pontos estratégicos (15 em 15 dias);
– Eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação, etc…);
– Realização de tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicida, se necessário;
– Orientação à população com relação aos meios de se evitar a proliferação dos vetores; e, havendo necessidade, proceder o encaminhamento aos serviços de saúde os casos suspeitos de Dengue.
A Coordenação também tem trabalhado em parceria com as associações de bairros, escolas, associações de moradores e unidades que estejam localizadas em sua área de trabalho e além disso, tem trabalhado dentro de um Calendário Epidemiológico no qual realiza Campanhas, palestras e visitações.

Dentro deste calendário está o DIA D MUNICIPAL (iniciativa que objetiva criar estratégias de combate ao vetor), dia 17/09/2011. Nesta data com a participação de várias escolas e instituições da cidade, em frente à Concha Acústica, será feito um trabalho de difusão de informação sobre a necessidade de se combater o vetor da dengue.
A Coordenação de Vigilância Ambiental funciona de segunda a sexta, das 8horas às 16horas. Informações e atendimento através dos telefones (22) 3824-6293 e (22)3824-2853. E dispõe informações no Blog http://dengueducacao.blogspot.com/ .
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed