Main Menu

Desembargador Luiz Leite se despede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro


Desembargador Luiz Leite se despede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Desembargador Luiz Leite se despede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio homenageou, o desembargador Luiz Leite Araújo. Ele deixará o Judiciário estadual após 35 anos de atividades, sendo uma delas na presidência da 6ª Câmara Criminal. Na solenidade, ele recebeu o diploma e a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense.

“Vossa Excelência é um homem simples, de Itaperuna, no interior do Estado, que sempre soube abrilhantar todos os órgãos jurisdicionais em que atuou, inclusive aqui no Órgão Especial”, afirmou o presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, após enumerar as qualidades do colega.

Em nome do Tribunal de Justiça, o desembargador Sergio Verani disse que o desembargador Luiz Leite sempre defendeu seu ponto de vista, mantendo a liberdade de pensamento. Segundo Verani, a aposentadoria representa apenas mais uma passagem na vida. “Ele não está indo embora, mas apenas mudando uma etapa da vida. Obrigado, Luiz, por esta trajetória de vida exemplar”, disse o magistrado.

O desembargador Nildson de Araújo, que assumirá a presidência da 6ª Câmara Criminal do TJ, também ressaltou as qualidades do colega. “Vossa Excelência sempre julgou de acordo com o que via e sentia no processo. Admirava também a cortesia, a compreensão e a maneira como Vossa Excelência contornava as dificuldades. Olhando como você é, eu pude aprender muito. Espero corresponder na presidência da 6ª Câmara Criminal”, afirmou.

Para o subprocurador geral de Justiça Antonio José Campos Moreira, o desembargador Luiz Leite dignifica a toga. “Em nome do Ministério Público do Rio eu quero reiterar a manifestação de apreço e respeito a Vossa Excelência, que é daqueles desembargadores que dignificam e honram a toga. Muitas vezes Vossa Excelência votou em desacordo com as pretensões do Ministério Público, mas sempre manifestando sua independência”, destacou.

Ao agradecer a homenagem, o desembargador Luiz Leite ressaltou que sempre foi um juiz meio polêmico, mas que não gosta de se lembrar do que passou. “O que passou é saudade, o que passou é história. Eu gosto sempre de olhar para frente. Saio deste Tribunal, saio das sessões de julgamento, deste convívio fraterno, mas estarei sempre aqui, levarei a lembrança de cada um dos senhores. Vossas Excelências foram marcantes na minha vida”, finalizou.









Comments are Closed