Main Menu

Marta Suplicy desiste da candidatura à Prefeitura de São Paulo


Marta Suplicy desiste da candidatura à Prefeitura de São Paulo
Marta Suplicy desiste da candidatura à Prefeitura de São Paulo

Foi confirmada nesta quinta-feira (03/11) a desistência da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na corrida pela candidatura à Prefeitura de São Paulo. Marta disse que sua desistência é para atender ao pedido da presidente Dilma Rousseff, bem como do ex-presidente Lula. Com a saída de Marta, ganha força a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad (PT-SP), que embora não seja consenso dentro do PT, conta com um cabo eleitoral forte: o ex-presidente Lula.

“Eu fiquei muito sensibilizada com o apelo da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula, e por isso quero dizer que estou me retirando da disputa de 2012”, disse Marta Suplicy.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida na sede nacional do partido. Na segunda-feira (31), a senadora teve um encontro com a presidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A conversa ocorreu antes de Dilma embarcar com destino à França, onde participa da cúpula do G20.

Na ocasião, Dilma pediu a Marta que abrisse mão da candidatura para permanecer no Congresso, onde ela desempenha a função de vice-presidente do Senado.

Essa será a primeira eleição municipal sem Marta no cenário em 12 anos – em 1998 ela disputou o governo de São Paulo e, em 2000, 2004 e 2008, concorreu à prefeitura da capital paulista.

Sem deixar claro quem terá seu apoio dentro do PT para ser candidato, a senadora afirmou que irá “entrar na luta” para fazer com que a legenda ganhe as eleições de 2012.

– Um pedido da presidente, que além de presidente é uma amiga pessoal, e do ex-presidente Lula, eu não teria nenhuma condição e nem vontade de dizer não. Nem poderia dizer não como petista. É de coração que eu estou saindo dessa disputa. […] Agora eu vou para luta do lado de quem for escolhido. E não pra perder, eu vou pra ganhar e por um petista na Prefeitura de São Paulo.

Com a desistência de Marta, sobram outros quatro petistas na briga: Haddad, os deputados federal Jilmar Tatto e Carlos Zarattini e o senador Eduardo Suplicy.









Comments are Closed