Main Menu

Governo do Estado inaugura primeira estrada de asfalto borracha da América Latina


Governo do Estado inaugura primeira estrada de asfalto borracha da América Latina
Governo do Estado inaugura primeira estrada de asfalto borracha da América Latina

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (08/11) as obras de pavimentação da RJ-122 (Rio-Friburgo), a primeira estrada com aplicação de asfalto borracha na América Latina. O evento é realizado no entroncamento da rodovia com a RJ-116, na localidade de Parada 70, em Cachoeiras de Macacu, na presença do governador Sérgio Cabral.

Nos quase 36 quilômetros da via, foram investidos R$ 62 milhões na pavimentação por asfalto de alta viscosidade, com durabilidade 60% maior que a utilizada tradicionalmente. Uma Usina de Fabricação de Asfalto Borracha, a primeira do país, foi instalada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) no próprio canteiro de obra, num esforço de investimento e tecnologia inédito no Brasil.

O material é composto por agregados selecionados e de tamanho uniforme, numa máquina que elimina as britas e pedras fora do padrão. O segredo está no ligante espesso oriundo de pneus reciclados, que se misturam aos agregados para gerar o asfalto borracha em temperatura elevada. Ao todo, foram utilizados 420 mil pneus velhos na restauração da rodovia.

Prêmio de Inovação e Tecnologia Sustentável

Pelo pioneirismo ao produzir e adotar o asfalto borracha na rodovia estadual RJ- 122, o Governo do Estado recebeu o prêmio de Inovação e Tecnologia Sustentável, entregue pela Associação Internacional de Pavimentos em Borracha (Rubber Pavements Association – RPA).

No dia 18 de julho, o governador Sérgio Cabral assinou decreto que estabelece a incorporação do material na pavimentação das rodovias estaduais. A decisão faz parte da política de incentivo à promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável nas regiões fluminenses do governo do Rio.

Controle de qualidade

A durabilidade do pavimento é estimada em 20 anos. Todas as etapas do processo de produção e aplicação passam por testes de qualidade e resistência, assegurando o alto padrão da cada implantação. Por isso, o asfalto borracha tornou-se um exemplo de economia e sustentabilidade para as rodovias brasileiras. Especialmente para a RJ-122, que concentra trânsito pesado, devido ao tráfego de caminhões e grande número de propriedades rurais.









Comments are Closed