Main Menu

Presidente do Senado manda afastar policial legislativo que usou pistola paralisante em estudante


Presidente do Senado manda afastar policial legislativo que usou pistola paralisante em estudante
Presidente do Senado manda afastar policial legislativo que usou pistola paralisante em estudante

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afastou o policial legislativo que usou arma de choque em um estudante, nesta terça-feira (08/11), durante manifestação na Casa. Os estudantes protestavam contra o novo Código Florestal quando entraram em confronto com a Polícia Legislativa. Em nota, o presidente do Senado disse que também pediu a apuração, em 15 dias, do que considerou “lamentáveis acontecimentos”.

“O policial legislativo envolvido no episódio que resultou na imobilização de um manifestante foi afastado das suas funções, por determinação do presidente, até que a investigação seja concluída”, diz a nota divulgada pelo Senado Federal.

O estudante de geologia da UnB Raphael Pinheiro da Rocha foi arrastado por quatro policiais por cerca de 20 metro e levou um tiro de Taser (arma paralisante) ao tentar reagir. Ele foi conduzido para a Delegacia da Polícia Legislativa, onde prestou depoimento acompanhado da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), da Comissão de Agricultura, onde ocorria a votação do novo código.

O diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, disse mais cedo que, em depoimento dado na presença do pai, o estudante reconheceu que simulou o desmaio. Na proximidade do elevador que dá acesso à delegacia, Raphael “tentou desvencilhar-se com chutes” dos policiais e levou o tiro de pistola paralisante.

Também em nota, a Polícia Legislativa alegou que os manifestantes tentaram obstruir o acesso ao plenário 3 do Senado para inviabilizar a votação do projeto e hostilizaram os senadores que saíam da sala. A nota diz ainda que Raphael foi assessorado por dois advogados ao prestar depoimento. Ele será indiciado por resistir à prisão.









Comments are Closed