Vasco aplica virada histórica no Universitario e se classifica

Em uma partida épica, de muita superação, o Vasco da Gama jogando nesta quarta-feira (09/11) se classificou para a semifinal da Sul-Americana ao bater o Universitario (PER) por 5 a 2. Diego Souza, Elton, Dedé duas vezes e Alecsandro fizeram os gols vascaínos.
Antes de rolar a bola, os jogadores entraram carregando duas faixas. A de força ao técnico Ricardo Gomes, que fez uma visita surpresa durante o almoço desta quarta-feira (09) e uma em homenagem póstuma ao cinegrafista Gelson Domingos, morto com um tiro de fuzil durante operação policial na favela de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além disso, Dedé fazia sua centésima partida com a camisa vascaína.
O jogo
O Vasco entrou com o os jogadores considerados titulares para a partida decisiva diante do Universitario. As exceções foram Felipe e Rômulo que não foram inscritos nessa fase da competição. O volante Diego Rosa foi improvisado na lateral-esquerda. Os peruanos entraram com apenas uma alteração da primeira partida. Rainer Torres entrou no lugar de Miguel Ángel Torres.
Empurrado pela torcida, que fez o caldeirão ferver com o tradicional grito “o Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor”, o Trem-Bala começou a todo vapor, marcando no campo adversário. Os jogadores dos dois times estavam com os nervos à flor da pele, por causa das provocações na primeira partida. Com isso, em nove minutos já tinham sido dados quatro cartões amarelos.
Elton, aos dez minutos, recebeu cruzamento da direita e cabeceou a bola no pé da trave esquerda. Diego Souza pegou o rebote e virou para Fagner ao driblar o marcador é calçado dentro da área. O árbitro mandou o lance seguir para o protesto de jogadores e torcedores.
Em uma roubada de bola de Fellipe Bastos no meio de campo, o Vasco conseguiu chegar novamente com perigo. O camisa 21 lançou Eder Luis que arrancou e cruzou para Elton finalizar de primeira para fora. O Universitario buscava os contra-ataques enquanto o Cruz-Maltino o sufocava na defesa.
Aos 22 minutos, Juninho Pernambucano pegou rebote do goleiro adversário e foi derrubado dentro da área e o juiz marca pênalti. Diego Souza foi para a cobrança e, com muita calma, deslocou o goleiro, colocando o Vascão em vantagem.
Com o gol, o Gigante da Colina continuou no ataque contra defesa por cerca de dez minutos, mas sem levar perigo ao goleiro Llontop. Contudo, os peruanos conseguiram o que queriam e em um contra-ataque rápido e Flores cruzou pata Ruidíaz empatar o jogo.
Mesmo com o placar adverso, pois agora precisava vencer por três gols de diferença para se classificar, o Trem-Bala seguiu pressionando o Universitario que mal passava do meio de campo. No último lance do primeiro tempo, o Reizinho deu um drible seco no zagueiro e foi tocado, caindo dentro da área. O juiz assinalou simulação e deu cartão amarelo para o meia.
Antes de descerem para os vestiários, o peruanos foram para cima de Juninho Pernambucano e os jogadores foram defender o seu capitão. O clima esquentou no gramado, mas logo os ânimos foram acalmados.
Vasco valente e Dedé artilheiro
Antes de começar a segunda etapa, os jogadores das duas equipes cercaram o árbitro paraguaio Carlos Amarilla para conversar. O juiz decidiu expulsar Diego Souza e Gonzales pelos lances do primeiro tempo.
O jogo continuou muito quente com a bola rolando e aos dois minutos Rabanal virou o placar para o Universitario. Contudo, o Cruz-Maltino não se abateu e logo depois empatou com uma belo gol de cabeça do artilheiro Elton, que não deu chances ao goleiro.
A torcida não parava de cantar um segundo, sendo o combustível do Trem-Bala da Colina, que brigava muito pela bola. A partida seguiu como foi no primeiro tempo: Vasco atacando e o Universitario se defendendo.
Com o time todo na frente, o zagueiro Dedé cruzou para dentro da área, a bola foi em direção ao gol e o goleiro Llontop aceitou. Foi o presente do Mito para os torcedores no seu centésimo jogo pelo Vascão. O Caldeirão estava fervendo.
O Vasco ficou com um jogador a mais após Ramadal, em uma disputa pela bola com o lateral Fagner, acertar um tapa no rosto do vascaíno e ser expulso. O Cruz-Maltino continuava na pressão pelo quarto gol, mas esbarrava na forte marcação peruana.
Aos 22 minutos, Alecsandro fez um corta luz para Elton, que tocou para Bernardo. O meia entrou na área e tentou o cruzamento, mas Alecsandro não conseguiu chegar na bola e foi para dentro do gol, devido a vontade de chegar nela. Quatro minutos depois a bola foi parar lá dentro. Dedé subiu sozinho e colocou no ângulo, fazendo o quarto gol do Vascão no jogo. Foi o décimo gol do Mito na temporada.
O Cruz-Maltino martelava a defesa peruana. Nilton chutou muito forte de longe para a defesa de Llontop. Poucos minutos depois, Alecsandro finalizou de fora da área e a bola passou por cima da baliza adversária.
Aos 37 o artilheiro não perdoou. Juninho cobrou escanteio, Dedé desviou de cabeça e Alecsandro, com a ponta da chuteira, colocou para dentro! O Caldeirão ferveu como poucas vezes se viu. Era o Vascão fazendo mais uma virada histórica!
Com o placar lhe dando a classificação, o Vascão seguiu no campo ofensivo trocando passes até a partida terminar com mais uma virada épica, de muita superação do Trem-Bala da Colina. Rumo a mais um título na temporada.
Depois do apito final, os jogadores foram comemorar com a torcida. Dedé, que marcou dois gols e participou do outro, jogou quase todas as peças do seu uniforme para os vascaínos que apoiaram os 90 minutos.
Próximo jogo
Pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vascão terá pela frente o clássico diante do Botafogo, no próximo domingo (13/11), às 19 horas. Na Sul-Americana, espera o vencedor do confronto entre Universidade de Chile e Arsenal de Saradí.
FICHA TÉCNICA
VASCO 5 X 2 UNIVERSITARIO (PER)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09 de novembro, quarta-feira
Hora: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla(PAR)
Auxiliares: Milciades Saldívar (PAR) e César Franco (PAR)
Cartões amarelos: Dedé, Nilton, Eder Luis, Juninho Pernambucano, Bernardo e Elton (VAS); Llintop, Flores, Fano e Morel (UNE)
Cartões vermelhos: Diego Souza (VAS); Gonzales e Ramadal (UNE)
Gols: Diego Souza, 23’1ºT (1-0); Ruidíaz, 32’1ºT (1-1); Ramadal, 2’1ºT (1-2); Elton, 4’2ºT (2-2); Dedé, 12’2ºT (3-2); Dedé, 27’2ºT (4-2) e Alecsandro, 37’2ºT (5-2)
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Diego Rosa; Nilton, Fellipe Bastos (Bernardo, intervalo), Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis (Alecsandro, 12’/2º T) e Elton.
Técnico: Cristovão Borges (interino).
UNIVERSITARIO (PER): Llontop, Mendoza, Galván, Galliquio (Duarte, 12’/1º T) e Rabanal; Gonzales, Rainer Torres, Flores (Morel, 11’/2º T) e Vitti; Fano (Ampuero, 20’/2ºT ) e Ruidíaz.
Técnico: José Del Solar
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed