Main Menu

Mais de sete mil PMs vão atuar no esquema especial para o Réveillon


Mais de sete mil PMs vão atuar no esquema especial para o Réveillon
Mais de sete mil PMs vão atuar no esquema especial para o Réveillon

A Polícia Militar divulgou, o esquema de policiamento para o Réveillon no estado do Rio. Ao todo, 7.200 policiais farão parte da operação especial que começará na sexta-feira e terá o apoio de 1.300 viaturas. O efetivo é 10% maior do que o empregado no ano passado.

Em Copacabana, onde acontece a mais esperada festa da virada do ano, 1.554 policiais militares vão atuar com 106 viaturas. Serão montadas 30 torres de observação no calçadão e na areia da praia. E a novidade deste ano será a utilização de armamento não-letal para conter tumultos.

– Pelo menos um policial em cada torre de observação estará equipado com uma taser, arma que dispara choque elétrico, fazendo com que a pessoa seja imobilizada sem causar danos físicos – explica o coronel José Luiz Castro, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), acrescentando que o armamento não-letal também será utilizado em Botafogo e nas Unidades de Polícia Pacificadora.

O esquema especial de segurança terá apoio ainda do Batalhão de Choque (BPChoque), que vai atuar nos bloqueios de trânsito montados pela Prefeitura, e do Regimento de Polícia Montada.

Além disso, quatro helicópteros – um deles blindado – vão sobrevoar as áreas de festa para monitoramento. Um representante da Cet-Rio foi convidado a atuar ao lado dos policiais para, do alto, verificar e solucionar possíveis problemas no trânsito. No policiamento marítimo, quatro embarcações com 20 policiais serão empregados em Copacabana, Botafogo, Flamengo, na Zona Sul do Rio; Niterói, na Região Metropolitana; e Angra dos Reis, na Costa Verde.

Locais de festa com policiamento reforçado

Além de Copacabana, outros bairros onde haverá shows na virada do ano terão esquema especial de patrulhamento. No Aterro do Flamengo e em Botafogo, serão 186 policiais e 32 viaturas. Na Barra da Tijuca, Recreio e em Sepetiba, 1.023 policiais militares farão o policiamento com 225 viaturas.

Na Zona Norte, o Piscinão de Ramos terá 260 policiais e 17 viaturas empregados, além de oito torres de observação. Na Ilha do Governador, a festa terá o policiamento de 119 PMs e 27 viaturas. Já, na Grande Niterói, o policiamento durante a festa ficará a cargo de 524 policiais.

Nas comunidades pacificadas, 1.400 policiais vão atuar no Réveillon devido à procura, principalmente de turistas, por festas nas lajes de onde é possível ter uma vista privilegiada da queima de fogos.

A partir de sexta-feira, também haverá reforço no policiamento em vias expressas por causa do aumento da movimentação de veículos, entrando e saindo da cidade. Serão 1.726 policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e 203 viaturas atuando, com ênfase nas Linhas Vermelha e Amarela, Avenida Brasil e Perimetral.

– Apenas em Copacabana, há expectativa de dois milhões de pessoas na festa de Réveillon. Por isso, nós montamos um planejamento complexo de policiamento em todo o estado para permitir que a virada do ano seja tranqüila – afirmou o coronel Frederico Caldas, coordenador de Comunicação da Polícia Militar.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed