Main Menu

Governo do Estado promoverá 26 mutirões para emitir certidões de nascimento


Governo do Estado promoverá 26 mutirões para emitir certidões de nascimento
Governo do Estado promoverá 26 mutirões para emitir certidões de nascimento

A partir do segundo semestre, 26 mutirões percorrerão todo o Estado do Rio para garantir a emissão de certidões de nascimento aos cidadãos fluminenses que não têm o registro civil. As ações – coordenadas por um comitê formado por representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e de cartórios – fazem parte do projeto do Governo Estado que visa reduzir o número de adultos sem a certidão.

Antes de iniciar os mutirões itinerantes, será realizada a capacitação de cerca de 250 agentes de saúde, educação e assistência social, e funcionários de maternidades para orientar sobre a importância do documento durante as ações. Outra meta do Estado para garantir o registro de nascimento é a implantação e estruturação de unidades interligadas de registro civil nas 40 maternidades fluminenses que concentram maior número de partos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

– O registro de nascimento é um direito fundamental. Sem o documento, o cidadão não existe formalmente, e, por isso, não pode ser incluído em nenhum programa social do governo. O projeto visa transformar em cidadãos todos os brasileiros nascidos no Estado do Rio, através da emissão do documento tanto dos recém-nascidos quanto dos adultos que ainda não tenham registro – afirmou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.

O Governo do Estado planeja ainda realizar uma ação ligada à Campanha Nacional de Mobilização pela Certidão de Nascimento, para disseminar informações e sensibilizar a população sobre a importância do registro de nascimento e documentação básica. Um dos objetivos é emitir aproximadamente 26 mil certidões de nascimento e 5 mil registros tardios de nascimento.

– O projeto receberá verbas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência para reduzir, até 2013, de 4,5% para 3,5% o índice de cidadãos que não têm certidão de nascimento. A estimativa é que 26 mil documentos sejam emitidos nos próximos 18 meses – disse a superintendente de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Andréa Sepúlveda.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed