Main Menu

Dilma recebe ministros nesta segunda para ouvir balanço de ações contra enchentes


Dilma recebe ministros nesta segunda para ouvir balanço de ações contra enchentes
Dilma recebe ministros nesta segunda para ouvir balanço de ações contra enchentes

Os cinco ministros que estão reunidos agora à noite em Brasília para avaliar a situação dos estados atingidos pelas chuvas terão que apresentar um balanço das ações à presidenta Dilma Rousseff, em reunião marcada para esta segunda-feira (09/01) no Palácio do Planalto. As chuvas que atingem a Região Sudeste, principalmente Minas Gerais, o Norte e o Noroeste Fluminense, fizeram o governo mobilizar cinco ministros neste domingo (8): a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e os titulares da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, dos Transportes, Paulo Passos, e da Saúde, Alexandre Padilha.

A reunião começou por volta de 18h30 e cada ministério está apresentando um balanço das ações da pasta no enfrentamento das enchentes, além de definir novas medidas para os próximos dias. Uma das ações anunciadas é uma parceria com a Vale e a Universidade Federal de Ouro Preto para o envio de geólogos que vão avaliar a situação da cidade histórica, fortemente atingida pelos temporais. A cidade registrou deslizamentos de encostas, sendo que um deles atingiu parte da rodoviária e matou dois taxistas.

O governo também decidiu manter até março os postos avançados instalados nesta semana em Minas Gerais, no Espírito Santo e Rio de Janeiro, que integram equipes das defesas civis federal, estadual e municipal.

Além das chuvas no Sudeste, os ministros estão discutindo medidas para os municípios que sofrem com a estiagem na Região Sul. Cento e dois municípios do Rio Grande do Sul e 36 de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa da seca no oeste dos dois estados. No total, os prejuízos causados pela seca na região chegam a R$ 2,797 bilhões, segundo dados da Defesa Civil dos três estados da região e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Só a produção de soja no Rio Grande do Sul deve sofrer 25% de perdas. No Paraná, a redução da colheira de soja chegará a 10% em relação à safra de 2011.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed