Capitão fez desvio de rota não autorizado, diz presidente da companhia de cruzeiros

O presidente do Conselho de Administração da companhia proprietária do navio Costa Concórdia, Pier Luigi Foschi, disse nesta segunda-feira (16/01) que o capitão da embarcação fez um desvio de rota não autorizado, o que provocou o naufrágio. A embarcação tombou parcialmente na última sexta-feira (13), depois de bater em um rochedo na região italiana da Toscana. Seis pessoas morreram e 14 ainda estão desaparecidas. Cerca de 60 brasileiros estavam a bordo do navio, todos sobreviveram.
O capitão, Francesco Schettino, foi detido pelas autoridades e sua atuação está sendo investigada. Foschi disse que a empresa vai dar ao capitão toda a assistência legal necessária, mas que a companhia “se dissocia” do seu comportamento.
Schettino é acusado por várias testemunhas de ter se aproximado demais da costa, o que fez com que o navio batesse em rochas. Um buraco foi aberto no casco do cruzeiro.
Segundo o presidente, as embarcações da Costa Crociere têm as suas rotas programadas e há um sistema de alarmes que dispara quando se registram desvios. “Esta rota foi estabelecida corretamente. O fato de o navio ter se afastado da rota deve-se a uma manobra do comandante que não foi aprovada, autorizada ou do conhecimento da Costa Crociere.”
Foschi repetiu que o navio passou por todos os testes técnicos e de segurança na avaliação que foi feita em 2010. Ele acrescentou que a principal preocupação da companhia agora é a segurança e o bem-estar dos passageiros e da tripulação, assim como as medidas que permitam evitar o vazamento de combustível do navio para as águas próximas à Ilha de Giglio.
Até ao momento, não há sinais de que o combustível tenha vazado, mas as autoridades estão em alerta. Nesta segunda-feira (16), as buscas por desaparecidos foram interrompidas temporariamente por causa do mar agitado, que provocou um deslocamento do navio e retomada posteriormente. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo da embarcação.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed