Itaperuna recebe 10 leitos de UTI e 01 carro para combate à dengue

O Governo do Estado entregou, recentemente, 81 leitos de UTI para 15 municípios do interior do Rio como parte da nova fase do Programa de Apoio aos municípios. Cada leito possui cama, monitor e ventilador. Os hospitais receberam ainda um carrinho de parada cardíaca e um desfibrilador. Para isso, foram investidos R$ 5,792 milhões.
Durante a cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, também foram entregues 40 carros para serem utilizados pelos agentes de saúde no combate à dengue. Cada município – selecionado de acordo com critérios do Ministério da Saúde – receberá um veículo. Ao todo, foram investidos R$ 1,214 milhão.
Em contrapartida, os governos municipais se comprometeram a executar ações de prevenção à doença recomendadas pela Secretaria de Saúde, dentro da campanha “10 minutos Contra a Dengue”.
O governador Sérgio Cabral destacou que as medidas só foram possíveis a partir da integração entre os governos. “Foram investidos recursos dos governos federal e estadual e haverá também investimento por parte dos municípios que estão recebendo os benefícios. Quando os governos se entendem, a população é a maior beneficiada”, disse Cabral.
O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, explicou que os municípios premiados com os carros desenvolveram políticas de prevenção à dengue. “Dos 40 municípios que fizeram um contrato de metas, todos cumpriram e ganharam o carro que será utilizado no combate à dengue. Já os leitos de UTI são iguais aos de hospitais da Zona Sul do Rio e os profissionais serão capacitados para operarem os equipamentos doados”, afirmou o secretário de Saúde Sérgio Côrtes.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que, diante da possibilidade de uma epidemia de dengue, é fundamental antecipar ações. “Com a circulação do vírus tipo 4 da dengue, essa pode ser a pior epidemia da doença no Rio. A vantagem é a parceria entre os governos que permite ações mais efetivas. Além disso, é indispensável a colaboração da população, uma vez que estudos comprovam que 82% dos focos do mosquito da dengue estão dentro da casa das pessoas. Por isso, a importância da campanha ‘10 Minutos Contra a Dengue’”, afirmou o ministro.
Itaperuna recebe dez leitos de UTI e 01 carro: a Prefeitura de Itaperuna recebeu dez leitos de UTI e 01 carro para ser utilizado no combate à dengue. O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, que participou da cerimônia de entrega, comemorou mais essa conquista. De acordo com Paulada, os leitos de UTI serão de suma importância e vão contribuir significamente com o sistema de Saúde do município, assim como o veículo, que vai se juntar à frota do município no combate ao mosquito transmissor da dengue.
Decom – Itaperuna, com Priscilla Souza (Ascom – RJ)
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed