Secretaria de Educação apresenta resultados do Saerj 2011
![O secretário de Educação, Wilson Risolia, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro O secretário de Educação, Wilson Risolia, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2012/02/Saerj-2011-300x199.jpg)
O secretário de Educação, Wilson Risolia, apresentou nesta segunda-feira (27/02) os resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj 2011), avaliação diagnóstica que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado. Os dados revelam que o desempenho dos alunos da rede melhorou em relação ao exame realizado em 2009.
O Saerj, que avalia anualmente os alunos nas disciplinas de Português e Matemática, foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011 pelos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e do 4º anos do Ensino Normal e das fases equivalentes do Programa Autonomia.
É através dos resultados do exame que a Secretaria identifica as deficiências de cada escola para que possa atuar com o objetivo de elevar o nível e a qualidade do ensino que é oferecido pela rede. Durante a apresentação dos resultados, o secretário destacou os principais avanços obtidos em relação ao exame realizado em 2009.
– O desempenho dos alunos da rede melhorou muito. Uma das razões para isso foram as aulas de reforço, que atenderam a 180 mil estudantes em 2011 – afirmou Risolia.
De acordo com o diagnóstico, a desigualdade entre as escolas da rede foi reduzida em 20% no Ensino Fundamental e em 25% no Ensino Médio. Para Risolia, o resultado marca um grande avanço para um ano de trabalho.
– A Secretaria está bastante otimista em relação a esses dados. A redução da desigualdade da rede é um motivo para comemorarmos – disse o secretário.
De acordo com o último exame, verificou-se ainda que:
– No Ensino Regular, a taxa de participação aumentou em 5 pontos percentuais, ultrapassando os 70%, se comparado a 2010. No EJA, a taxa de participação alcançou 97%;
– No Ensino Regular diurno, houve melhora em todos os níveis em Língua Portuguesa, com destaques para o 9º ano e para a 3ª série do Ensino Médio. Enquanto no 9º ano os alunos aprenderam quase 60% a mais, na 3ª serie eles aprenderam quase 80%, se comparado ao ano de 2009;
– Em Matemática, o aprendizado dos alunos da 3ª série do Ensino Regular diurno dobrou, enquanto o dos alunos do 9º ano se manteve estável. Se comparado a 2009, no Ensino Regular noturno, os alunos do 9º ano e da 3ª série aprenderam cerca de 80% a mais do conteúdo de Língua Portuguesa;
– Já em Matemática, os alunos do 9º ano do Ensino Regular noturno aprenderam quase 50% a mais, enquanto os da 3ª série aprenderam quase 60% a mais. O desempenho dos alunos do Ensino Regular diurno é aproximadamente 10% melhor que dos alunos do Ensino Regular noturno, embora os dois turnos tenham evoluído em relação ao Saerj 2009.
Curso prepara Integrantes do Grupo de Trabalho para resultados do Saerj
Cerca de 250 Integrantes do Grupo de Trabalho (IGTs) da Secretaria de Educação participaram, nesta segunda-feira (27/02), do Curso de Apropriação de Resultado Saerj. O objetivo do treinamento é oferecer formação continuada aos gestores e técnicos educacionais da rede, sobre a interpretação e compreensão dos resultados da avaliação do ensino no Estado.
O curso, realizado na Uerj, é semipresencial e terá duração 80 horas, sendo 40 horas presencias e 40 horas no módulo à distância. A ação é uma parceria entre a Secretaria e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF).
Risolia participou da abertura do encontro e ressaltou que o empenho dos servidores foi fundamental para a melhora nos índices da educação no Estado.
– Os resultados do Saerj, em 2011, foram surpreendentes. Valeu a pena todo o esforço. Sem o trabalho de vocês, seria impossível alcançar os novos resultados. É muito importante saber que estamos conseguindo diminuir a desigualdade de ensino dentro da nossa rede – declarou o secretário.
Além dos IGTs, também receberão o treinamento os coordenadores pedagógicos e de avaliação. As aulas abordarão os seguintes temas: avaliação em larga escala, matriz de referência/escala de proficiência, métodos estatísticos e fatores associados ao desempenho.
O subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Neto, destacou as ações que estão sendo desenvolvidas desde o ano passado na rede estadual de ensino.
– Tivemos mudanças importantes em apenas um ano, e vocês fazem parte disso. A dúvida para muitos, no entanto, é sobre como utilizar os resultados das avaliações para criar ações que melhorem os índices da educação. Por isso, esse treinamento é muito importante. Vocês irão aprender a interpretar esses dados, levando as informações relevantes para o desenvolvimento de suas comunidades escolares – concluiu o subsecretário Antônio Neto.
A servidora Elissandra Gomes da Silva Ornellas, que atua na regional das Baixadas Litorâneas, considera importante o treinamento para a melhoria nos índices escolares.
– É importante passarmos por esse treinamento para sabermos como utilizar os índices apresentados na melhora da aprendizagem dos alunos. O projeto da Secretaria é muito bom e vamos continuar trabalhando para dar continuidade às ações, que já estão mostrando resultados positivos – completou a servidora.
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