Produção leiteira de Itaocara recebe incentivos do Governo do Estado

O governador Sérgio Cabral, o vice governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, entregaram, na quarta-feira (29/02), caminhões, equipamentos e implementos adquiridos pela Cooperativa Agropecuária de Itaocara – Capil, com incentivos do programa Rio Leite. O evento, realizado na Praça Toledo Pizzas/n°, no Centro, contou também com a participação do prefeito do município, Alcione Araújo, da diretoria da cooperativa e de produtores de leite da região.
– O Rio de Janeiro vai indo muito bem na área rural. Temos mais de 700 mil pessoas trabalhando diretamente na atividade agropecuária no Estado. Na questão do leite, não havia apoio público. Chegava aqui leite de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Uruguai e até da Argentina e o produto fluminense não tinha como competir. Fizemos o Programa Rio Leite, que está permitindo a volta de várias indústrias lácteas, como a Nestlé, para o Estado do Rio. Já são cerca de 20 empresas do setor que aqui estão se instalando. Isso me dá muita alegria – enfatizou o governador.
A Cooperativa Agropecuária de Itaocara foi a primeira a receber os recursos de créditos de ICMS retidos, concedidos pelo governo do estado, e revertidos em melhorias tanto na estruturação da indústria, quanto no incentivo aos seus produtores associados para o aumento da produção.
_ Temos hoje o mais bem sucedido programa de recuperação da pecuária leiteira do Brasil, reconhecido por outros estados e pelos produtores de Minas Gerais e Espírito Santo. Muitos sonham em estar do lado da cá da divisa, porque nosso governo através de sua sensibilidade conseguiu dar novamente à nossa pecuária leiteira fluminense a chance de estar entre as 10 maiores produtoras do país. Meta que pretendemos atingir até o final do governo, frisou o secretário Christino Áureo.
Os R$ 5,2 milhões recebidos pela Capil foram aplicados na aquisição de equipamentos industriais, caminhões graneleiros e para transporte de leite processado, 125 tanques de resfriamento de leite para uso comunitário e investimentos no melhoramento genético do rebanho dos produtores cooperados.
Na avaliação do diretor da cooperativa, Manoel Faria, este é o setor que mais emprega no Estado hoje. Tão importante quanto abrir novas vagas de trabalho é preservar as já existentes na atividade.
_ Com os novos equipamentos estamos, por exemplo, investindo na coleta do leite à granel, uma exigência do ministério da Agricultura. O governo do estado está nos ajudando a cumprir essa legislação e melhorar a qualidade dos nossos produtos, ressaltou.
Durante o evento, foram expostas algumas das matrizes de alta qualidade, adquiridas pelos associados e financiadas pela cooperativa na Feira de Animais Rio Genética, realizada no último dia 11, em Itaocara.
(*) Com informações do Decom de Itaocara
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News

Sebrae leva cafés especiais do Rio à Semana Internacional do Café
Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra. O Sebrae Rio montou um estandeRead More

Secretaria de Agricultura de Itaperuna, com apoio da FIPERJ e EMATER-RIO, finaliza a construção da unidade demonstrativa de piscicultura no município
Objetivo do projeto é incentivar os produtores na criação de tilápia A Secretaria Municipal deRead More
Comments are Closed