Main Menu

Ernani Pires, o narrador mais rápido do mundo, morre aos 77 anos no Rio de Janeiro


Ernani Pires, o narrador mais rápido do mundo, morre aos 77 anos no Rio de Janeiro
Ernani Pires, o narrador mais rápido do mundo, morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

Ernani Pires Ferreira, 77 anos, morreu neste sábado (17/03), depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. O mais famoso locutor de turfe do mundo estava internado há dois anos no Hospital Espanhol, na região central do Rio de Janeiro. Ele que era o locutor do Jockey Clube do Rio de Janeiro, ficou conhecido após narrar por várias vezes o Prêmio Brasil de Turfe.

Conhecido como a Voz do Jockey Club, Ernani nasceu em 1º de novembro de 1934 em Pernambuco, mas veio ainda pequeno para o Rio. Ainda menino, começou a frequentar o hipódromo, levado pelo pai. O locutor ficou conhecido do grande público por bordões – “Atenção, foi dada a partida” e “Lá vem o Juvenal”, quando se aproximava o jóquei Juvenal Machado, são dois dos mais famosos – e pela velocidade na narração. Chegou a entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, após falar 351,6 palavras por minuto durante uma locução de um páreo em 17 de julho de 1983.

Ernani transmitiu mais de 70 mil páreos e narrou o GP Brasil por 41 anos seguidos, de 1967 a 2007, além de fazer transmissões no Uruguai, na Argentina, na França e na Inglaterra. Além de locutor, foi jóquei amador nos anos 70, vencendo 14 páreos. Na década de 80, comandou o quadro “Barbadas do dia”, no “Globo Esporte”, da TV Globo, no qual dava as notícias do turfe de forma informal e bem humorada, por vezes até fantasiado. Em 2008, após deixar de transmitir o GP Brasil, foi homenageado no Clássico Imprensa, que ganhou o seu nome naquele ano.

O velório está previsto para ocorrer domingo (18), no Jockey Clube, no bairro da Gávea, na zona sul da cidade. Já o sepultamento será no cemitério do Caju, na região portuária do Rio, ainda sem horário previsto.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed