Main Menu

Promulgada proposta de Andreia Zito que repara injustiça do governo Lula com aposentados por invalidez


Promulgada proposta de Andreia Zito que repara injustiça do governo Lula com aposentados por invalidez
Promulgada proposta de Andreia Zito que repara injustiça do governo Lula com aposentados por invalidez

“Esse dia é um marco na minha história. É a certeza de que realizamos um trabalho sério e bem feito, capaz de fazer justiça a muitas pessoas”. Foi dessa forma que a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) comemorou, emocionada, a promulgação da emenda constitucional originada da PEC de sua autoria que garante aposentadoria integral aos servidores públicos aposentados por invalidez. A medida corrige uma distorção deixada pela reforma da Previdência de 2003 e resgata um antigo direito dos trabalhadores arrancado no governo Lula.

“Tudo o que fizemos foi importante, porque foi um longo processo de conscientização dos parlamentares da necessidade dessa emenda. A promulgação foi uma grande vitória, a certeza de que a justiça foi feita. Vejo que todo o trabalho valeu a pena”, destacou a deputada, ao ressaltar que um sonho de milhares de brasileiros foi realizado. Após a sessão solene na qual a matéria foi promulgada, nesta quinta-feira (29), Andreia foi cumprimentada por deputados, senadores e inúmeros servidores aposentados.

O texto dá um prazo de 180 dias para que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com suas respectivas autarquias e fundações, façam a revisão das aposentadorias por invalidez permanente e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004 a seus servidores. Todo servidor público que tenha ingressado na carreira até 31 de dezembro de 2003 tem assegurado agora o direito de se aposentar por invalidez com proventos integrais e garantia de paridade, o que não era garantido desde a reforma.

O deputado Luiz Fernando Machado (SP) também comemorou a promulgação. “É uma grande satisfação podermos corrigir uma distorção histórica a esses servidores que não tinham o direito à totalidade de sua aposentadoria e agora poderão ter”, disse, ao destacar o empenho de Andreia Zito. Para Eduardo Azeredo (MG), a sociedade conquistou um importante avanço. “A iniciativa da deputada teve o acolhimento da Câmara e do Senado, fazendo justiça. O servidor aposentado por invalidez não tem culpa de ter que interromper sua vida de trabalho antes do tempo”, disse.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou, durante a sessão, que a emenda “paga uma dívida social” do Estado brasileiro com servidores contratados antes de 2003 que se aposentaram ou venham a se aposentar por invalidez. Segundo ele, o Congresso foi sensível a uma demanda justa apresentada por uma parcela importante da sociedade.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed