Main Menu

Com goleada sobre o Macaé deixa o Vasco perto da classificação no Carioca


Com goleada sobre o Macaé deixa o Vasco perto da classificação no Carioca
Com goleada sobre o Macaé deixa o Vasco perto da classificação no Carioca

Sob uma forte chuva que caiu sobre o Norte Fluminense neste Sábado (31/03) no estádio Cláudio Moacyr, pela sexta rodada da Taça Rio o Vasco goleou o Macaé, por 4 a 1. O jogador Juninho Pernambucano foi o destaque da partida, na qual marcou dois gols, sendo um deles, um verdadeiro golaço. Diego Souza e Eder Luis completaram o placar. Para o Macaé Pipico descontou.

Com a vitória, o Gigante da Colina chega aos 11 pontos, assume a liderança do Grupo B e deixa sua classificação para as semifinais da Taça Rio encaminhada. O Macaé, por sua vez, ainda está na briga do Grupo A, na terceira posição e com 12, mesma pontuação de Flamengo e Resende.

O Macaé começou a partida, demonstrando muita disposição e desenvoltura. O time do norte fluminense poderia ter inaugurado o placar em três oportunidades antes mesmo dos primeiros 5min de jogo, aproveitando-se a fragilidade do sistema defensivo do Vasco, que mandou jogadores reservas para o setor. Na mais perigosa delas, Pipico driblou Frenando Prass e finalizou para fora. Mas quem marcou foi o cruzmaltino e logo com dois gols em sequência, aos 10 e 14min. No primeiro, Alecsandro fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Diego Souza, que dominou e deixou sua marca, 1 a 0. Quatro minutos depois, o próprio camisa 10 puxou contra-ataque e serviu Juninho Pernambucano, que da entrada da área tocou com enorme categoria encobrindo Luís Henrique.

A vantagem poderia desanimar o Macaé, mas não foi o que aconteceu. Aos 17min, o Alvianil descontou com Pipico de cabeça aproveitando falha Fabrício, que fazia sua estreia com a camisa vascaína, 2 a 1. Após a parada técnica, a partida voltou mais devagar, com muitos erros de passe no meio de campo. Mesmo assim, o Vasco ainda ampliou o placar aos 37min. Dieyson recebeu passe de Diego Souza e cruzou para dentro da área. Eder Luis fingiu o chute deu um drible desconcertante em Douglas Assis, para, em seguida, finalizar forte de esquerda no canto direito de Luis Henrique, 3 a 1.

Antes do fim do primeiro tempo, Juninho Pernambucano ainda encontrou tempo para desfilar toda sua qualidade no campo do Moacyrzão. O Reizinho da Colina recebeu na entrada da área, cortou Gedeil e André Santos com muita categoria e colocou a bola no ângulo de Luís Henrique com o pé esquerdo, 4 a 1. Comemoração dos companheiros, que ficaram atônitos de presencia uma obra de arte de dentro do campo.

Na volta do intervalo, o técnico Cristóvão Borges lançou o atacante Romário – sem ser o camisa 11 do Vasco e seleção brasileira – na vaga de Alecsandro. Com o placar já definido, o cruzmaltino se fechou no campo de defesa e passou a explorar os contra-ataques, utilizando-se da velocidade de Eder Luis. O Macaé, por outro lado, estava visivelmente nervoso pelo elástico placar estabelecido ainda na primeira etapa. Desorganizada, a equipe do norte fluminense busca diminuir na base da vontade.

Visando a próxima partida contra o Alianza Lima-PER, nesta terça, pela Libertadores, o técnico Cristóvão Borges decidiu poupar alguns de seus titulares. Eder Luis e DIego Souza, foram substituídos por Wiliam Barbio e Eduardo Costa. Mas com um segundo tempo bem a quem do primeiro, o Vasco conquistou seu objetivo, conseguindo a vitória evitando cansaço excessivo.

Com mistão, Vasco atropela Macaé, é líder e embala para “decisão”
31 de março de 2012 • 18h00 • atualizado às 18h11
Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Notícia
Fotos

Eder Luis marcou um dos gols do Vasco em goleada deste sábado
Foto: Cleber Mendes/Lancepress!

Comentar0
O Vasco ignorou a chuva, o adversário embalado e até a ausência de alguns de seus titulares, poupados pelo técnico Cristóvão Borges, e simplesmente atropelou o Macaé atuando longe de seus domínios neste sábado. Com um futebol envolvente no primeiro tempo, a equipe cruzmaltina marcou quatro gols, goleou por 4 a 1, no Estádio Moacyrzão, assumiu a liderança do Grupo B da Taça Rio e ganhou moral para a “decisão” pela Libertadores.
O time de São Januário terá uma partida decisiva na próxima terça-feira, quando irá encarar o Alianza Lima-PER, fora de casa, em duelo crucial para as pretensões do clube carioca na Copa Libertadores da América. Na briga por uma vaga nas oitavas de final, a equipe do técnico Cristóvão Borges precisará vencer para seguir firme na zona de classificação à etapa seguinte do torneio continental.
Por isso, o triunfo deste sábado foi fundamental ao Vasco. Com dois gols de Juninho, um de Eder Luis e outro de Diego Souza, a equipe de São Januário atingiu 11 pontos e ultrapassou o Bangu no topo do Grupo B, apesar de o rival ainda entrar em campo neste domingo, contra o Flamengo, e poder reassumir a ponta.
O Macaé, por sua vez, estacionou nos 12 pontos, na terceira colocação da chave A, e perdeu a chance de assumir a primeira colocação do grupo – o Botafogo lidera com 13 pontos, seguido pelo Flamengo, com 12. A equipe do Estádio Moacyrzão volta a campo no próximo sábado, contra o Bangu, no Estádio Moça Bonita.
Primeiro tempo cheio de gols e goleada
Com um time misto escalado pelo técnico Cristóvão Borges, o Vasco não se intimidou por atuar fora de casa e conseguiu impor seu estilo de jogo ofensivo desde o início. Atuando contra o rival que deu ao treinador Ricardo Gomes sua primeira derrota no comando vascaíno no ano passado, o time cruzmaltino foi soberano e mostrou a que veio.
Após duas boas chances do Macaé nos primeiros 10 minutos – com Wallacer, que recebeu na área e obrigou Fernando Prass a fazer boa defesa, e com Pipico, que driblou o goleiro rival, mas chutou para fora -, o time cruzmaltino respondeu com Juninho. O meia, inspirado, levantou bola na área para Fabrício desviar de cabeça na trave.
Em seguida, aos 10min, Alecsandro fez grande jogada pela lateral, invadiu a área e tocou para Diego Souza, que só teve o trabalho de finalizar no canto e abrir o placar em Macaé. O gol veio em boa hora, já que a chuva começava a apertar e atrapalhar as investidas ofensivas vascaínas – o clube cruzmaltino era extremamente superior no embate.
O Macaé parece ter sentido o baque do gol sofrido. Quatro minutos depois, Diego Souza puxou contra-ataque fulminante e lançou Juninho, que deu um toque por cobertura, encobriu o goleiro Luis Henrique e ampliou o placar no Moacyrzão: 2 a 0 Vasco, mas por pouco tempo. Na sequia, Pipico subiu mais que a zaga rival e cabeceou, descontando para o Macaé.
A partir daí, a partida deu uma esfriada. Após uma breve parada técnica debaixo de tempestade que despencava em Macaé, os dois times voltaram esbarrando nos próprios erros. Mas o Vasco tinha Juninho, que seguia desequilibrando. E, em jogada de Dieyson, Eder Luiz aproveitou cruzamento pela esquerda, deixou um marcador no chão depois de um drible e bateu no cantinho.
O clube cruzmaltino ainda conseguiu fazer o quarto gol antes de seguir para o intervalo com a partida praticamente definida. Juninho, em grande dia, dominou toque de Diego Souza, limpou dois adversários com dribles curtos pelo lado esquerdo e finalizou de canhota, por cobertura, por cima do goleiro do Macaé. Mais um golaço.
Na etapa complementar, o Vasco voltou disposto a apenas deixar o tempo passar. Com os três pontos praticamente assegurados, o clube cruzmaltino diminuiu o ritmo imponente imposto no começo do jogo e passou a administrar mais a posse de bola. O Macaé, abalado pela goleada, não tinha forças para buscar diminuir o placar.
Por isso, o confronto foi morno nos 45 minutos finais. O Vasco, cansado, teve sua melhor chance em cobrança de falta de Juninho, aos 18min. Exímio cobrador, o meio-campista ajeitou a bola de longe e bateu direto para o gol de Luis Henrique, que estava no lugar certo e fez linda defesa.
O Macaé, acuado, conseguiu criar apenas duas oportunidades de gol, mesmo assim sem maiores perigos. A primeira delas, aos 26min, viu Fernando Henrique sair com segurança na pequena área e afastar um cruzamento venenoso. A outra, com Pipico, obrigou o goleiro vascaíno a fazer defesa segura, após chute de fora da área.

Ficha técnica
MACAÉ 1 x 4 VASCO

Gols
Diego Souza, aos 10min, Juninho, aos 14min, Pipico, aos 18min, Eder Luis, aos 39min, e Juninho, aos 47min – Todos no Primeiro Tempo.

MACAÉ: Luis Henrique; Valdir, Ramon, Douglas Assis e Edson; Gedeil, Wagner, André Gomes (Tiago Lima) e Wallacer (Norton); Pipico e Josiel (Charles Chad)
Treinador: Toninho Andrade

VASCO: Fernando Prass; Allan, Douglas, Fabrício e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza (Eduardo Costa); Alexsandro (Romário) e Eder Luis (Willian Barbio)
Treinador: Cristóvão Borges

Cartões Amarelos: Fellipe Bastos, Allan, Ramón e Wagner

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Local: Estádio Moacyrzão, em Macaé (RJ)

(*) Com informações do UOL e Terra

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed