Main Menu

Sebastian Vettel surpreende crava a pole para o GP do Bahrein de Fórmula 1


Sebastian Vettel surpreende crava a pole para o GP do Bahrein de Fórmula 1
Sebastian Vettel surpreende crava a pole para o GP do Bahrein de Fórmula 1

O alemão Sebastian Vettel conquistou neste sábado (21/04) a pole position pela primeira vez neste ano. Vettel conseguiu com sua Red Bull deixar para trás o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, na segunda posição. O Grande Prêmio do Bahrein será disputado neste domingo. Os brasileiros não tiveram boa sorte. Massa vai sair em 14º e Bruno Senna ficou com o 15º posto.

Vettel já havia dito na sexta-feira a Red Bull que a deu um “passo à frente” na comparação com as três etapas anteriores do campeonato e confirmou isso na manhã deste sábado. Com o tempo de 1min32s422, ele volta a figurar na primeira posição do grid de largada pela primeira vez desde novembro, quando o fez no GP do Brasil, em Interlagos.

No ano passado, o alemão bateu o recorde de poles na F1, com 15. Ele obteve a primeira da nova temporada no Bahrein, batendo Hamilton, que cravou 1min32s520. O bom rendimento da Red Bull, que passou a utilizar um novo sistema de escapamento no GP da China, no último fim de semana, ficou claro também com o australiano Mark Webber, terceiro colocado neste domingo com 1min32s637.

Brasileiros não ficam bem posicionados

Felipe Massa chegou a causar vibração em seu engenheiro na Ferrari, Rob Smedley, durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Bahrein, mas ao final não conseguiu passar ao Q1. Superado pelo companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, o paulista largará na 14ª posição na corrida deste domingo. O outro representante brasileiro na Fórmula 1, Bruno Senna, também parou no Q2, ficando um lugar atrás do compatriota.

O resultado final de Massa acabou sendo frustrante mesmo porque as imagens da transmissão oficial mostraram Smedley comemorando quando Massa anotou 1min33s912. Na ocasião, faltavam dez minutos para o fim da sessão e o brasileiro chegava provisoriamente ao nono posto, um à frente de Alonso.

Na sequência, porém, cinco pilotos superariam Massa, impedindo que ele chegasse à superpole pela primeira vez em quatro etapas da temporada. O espanhol, por sua vez, melhorou sua volta com próximo ao estouro do cronômetro, fazendo 1min33s403 e ocupando o quarto lugar do Q2.

“Saí agora no Q2 com pneu usado, depois com pneu novo, economizando para a corrida. Os outros pilotos saíram com dois jogos de pneus novos e acabaram melhorando na segunda parte”, justificou o brasileiro da Ferrari, em entrevista à TV Globo. “Foi bem no final quando todo mundo melhorou. Eu, concentrado mais na corrida, acabei perdendo algumas posições e preferi salvar pneu, vamos ver se conseguimos melhorar amanhã (domingo)”.

A classificação no Q2 teve a seguinte ordem entre os dez primeiros: Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Mark Webber, Fernando Alonso, Jenson Button, Paul di Resta, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez.
Bruno Senna, no 15º lugar, cometeu um pequeno erro em sua volta rápida, deixando o traçado ideal. Mesmo assim, o brasileiro afirmou à TV Globo ter tirado praticamente todo o possível do equipamento da Williams.

“Acho que foi o que o carro tinha para dar”, disse. “Faltou um pouquinho de ritmo de qualificação aqui. Na corrida vai ser dureza, a pista é dura com pneus, então vamos ter que fazer boa estratégia”.

(*) Com informações do Terra e UOL

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed