Main Menu

Ponte Preta vence o Corinthians e vai à semifinal do Paulistão


Ponte Preta vence o Corinthians e vai à semifinal do Paulistão
Ponte Preta vence o Corinthians e vai à semifinal do Paulistão

Em um Pacaembu repleto neste domingo (22/04), a Ponte Preta se classificou diante do Corinthians ao vencer pelo placar de 3 x 2 indo para a semifinal do Paulistão de 2012. A derrota interrompe uma série de oito vitórias consecutivas e 12 jogos de invencibilidade do Corinthians na atual temporada.

O resultado não poderia vir em pior hora para o Corinthians, que agora terá que superar a eliminação precoce no torneio estadual para seguir focado na disputa da Copa Libertadores da América, sua principal ambição na atual temporada. A equipe alcançou as oitavas de final e encara o Emelec-EQU no próximo dia 2 de maio, no Estádio George Capwell, em Guayaquil, pelo duelo de ida da fase eliminatória.

A Ponte Preta, por sua vez, ganhou moral para continuar na busca por um troféu que ainda não possui: o de campeã paulista. Após eliminar a equipe com melhor campanha na primeira etapa, o time campineiro alcançou a semifinal e aguarda o vencedor do duelo entre Palmeiras e Guarani para conhecer seu próximo rival. O encontro entre os dois clubes alviverdes acontece neste domingo, às 18h30, em Campinas.

Com exceção do zagueiro Chicão, o técnico Tite não quis saber de poupar mais jogadores visando a campanha da equipe na Copa Libertadores da América. Por isso, o Corinthians entrou em campo no Estádio do Pacaembu com sua formação titular, além da presença do meia Alex entre os reservas, após o atleta ter se recuperado de lesão.

Contudo, o que se viu no primeiro tempo do duelo deste sábado nem o mais pessimista dos torcedores corintiano poderia imaginar. Ajeitada taticamente, a equipe do técnico Gilson Kleina surpreendeu a todos ao abrir o placar ainda aos 12min, quando Willian Magrão soltou a bomba da intermediária, Júlio César aceitou e cometeu erro grotesco.

Acuado, o time da casa parece ter sentido o tento sofrido e passou a errar muitos passes, situação incomum nas partidas corintianas nos últimos tempos. Danilo, bem marcado por Xaves, era anulado no duelo, enquanto a forte marcação da Ponte impedia a armação de jogadas do clube adversário.

Dessa forma, a Ponte passou a dominar os contra-ataques e quase ampliou. Cicinho alçou bola da direita, Leandro Castán escorou de cabeça e João Paulo concluiu sobre o travessão. Após o lance, a torcida corintiana começou a se irritar com as constantes falhas da equipe e passou a esboçar vaias.

Os protestos só se intensificaram aos 34min, depois de Uendel fazer bela jogada pela esquerda e alçar para Roger, que se antecipou aos defensores rivais e tocou no canto esquerdo de Júlio César: 2 a 0 para a equipe campineira diante de um Pacaembu repleto de torcedores do Corinthians.

Impecável e com contra-ataques fulminantes, a Ponte não era ameaçada em seu gol e conseguia parar o time rival com algumas faltas – recebeu cinco cartões amarelos ao longo da primeira etapa. E quase foi para o intervalo com três gols de vantagem, mas Willian Magrão desperdiçou rebote em chute de Roger e perdeu a chance de ampliar.

Para a etapa complementar, o técnico Tite lançou o Corinthians ao ataque. Colocou Douglas e Alex, mandou seu time dominar o setor ofensivo e partiu para o tudo ou nada. O apagado Danilo deixou o gramado, mesma coisa que aconteceu com Jorge Henrique.

Contudo, Gilson Kleina armou uma verdadeira retranca e conseguia segurar o Corinthians de todas as formas. Em dia ruim, a equipe do Parque Sãom Jorge não repetia a boa atuação da última quarta-feira, quando goleou o Deportivo Táchira por 6 a 0, no mesmo Pacaembu.

Tudo mudou quando Tite sacou Marquinhos e mandou o atacante Willian a campo. Foi dos pés dele que saiu o primeiro gol do Corinthians, aos 29min, após receber passe no bico da área e finalizar no canto direito do goleiro Bruno, incendiando o jogo.

Os jogadores da Ponte se revoltaram, partiram para cima do árbitro e reclamavam falta em cima de Renato Cajá no lance. O técnico Gilson Kleina, um dos mais exaltados, acabou expulso na confusão, enquanto a torcida corintiana empurrava seu time para frente.

A partir daí o Corinthians partiu em busca do empate, mas errava muitos passes e encontrava dificuldades nas armações das jogadas. Émerson tentou jogada individual pela esquerda, se atrapalhou com a bola e foi desarmado por Guilherme, em ataque que quase resulta em gol.

Rodrigo Pimpão conseguiu fazer o terceiro da Ponte Preta, em nova falha de Júlio César, mas os corintianos não se abalaram e continuaram no ataque. Alex diminuiu, fez o segundo aos 46min e a partida ganhou ares dramáticos.

(*) Com informações do Terra

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed