Main Menu

Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados


Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados
Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados

A deputada Andreia Zito (RJ) considerou insuficientes as explicações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante audiência pública nesta quinta-feira (26/04) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A parlamentar questionou a titular sobre o aumento de terceirizados no governo federal e a suspensão dos concursos públicos. “Não fiquei satisfeita, pois as perguntas que fiz não foram respondidas”, disse Andreia, autora do pedido de convocação.

A tucana cobrou um cronograma de nomeações dos aprovados em concursos públicos federais dentro do número de vagas. “Tenho recebido relatos de muitos casos de concursados que aguardam nomeação, mas a ministra não apresentou nenhum cronograma, apenas disse que cumprirá os editais”, ressaltou. “Vamos aguardar o prazo de 15 dias para que ela envie esses dados”, completou.

“Qual o número oficial de concursados que aguardam nomeação? Existem concursos cujo prazo de validade está próximo de expirar. O ministério dispõe de um cronograma para essa nomeação? Que ações estão sendo adotadas visando permitir o cumprimento das decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) objetivando a substituição dos terceirizados dos órgãos da administração federal?” questionou a tucana, sem sucesso nas respostas.

Segundo ela, o aumento de terceirizados causa um impacto financeiro. “Se compararmos os terceirizados com os concursados, sabemos que o impacto financeiro é muito grande para o governo federal. Não entendemos por que a União ocupa esses cargos com terceirizados. Isso causa uma demanda muito grande e é um desrespeito com os concursados”, afirmou.

Andréia Zito denunciou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve um aumento no número de terceirizados de 232,5%, entre março de 2011 e o mesmo mês de 2012. De acordo com ela, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) teria 1.522 terceirizados que não aparecem na folha de pessoal.

Sobre a Fiocruz, Miriam Belchior respondeu que hoje mesmo foi publicada a nomeação de 300 servidores no sentido de promover a substituição dos terceirizados. Sobre o Inca, ela disse que irá investigar a denúncia e informou que está em curso no governo uma auditoria para identificar erros e fraudes.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da assessoria da deputada/ Foto: Alexssandro Loyola)

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed