Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados
![Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados Andreia Zito cobra de ministra do Planejamento cronograma para nomeação de concursados](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Andreia-Zito-02-300x199.jpg)
A deputada Andreia Zito (RJ) considerou insuficientes as explicações da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante audiência pública nesta quinta-feira (26/04) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A parlamentar questionou a titular sobre o aumento de terceirizados no governo federal e a suspensão dos concursos públicos. “Não fiquei satisfeita, pois as perguntas que fiz não foram respondidas”, disse Andreia, autora do pedido de convocação.
A tucana cobrou um cronograma de nomeações dos aprovados em concursos públicos federais dentro do número de vagas. “Tenho recebido relatos de muitos casos de concursados que aguardam nomeação, mas a ministra não apresentou nenhum cronograma, apenas disse que cumprirá os editais”, ressaltou. “Vamos aguardar o prazo de 15 dias para que ela envie esses dados”, completou.
“Qual o número oficial de concursados que aguardam nomeação? Existem concursos cujo prazo de validade está próximo de expirar. O ministério dispõe de um cronograma para essa nomeação? Que ações estão sendo adotadas visando permitir o cumprimento das decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) objetivando a substituição dos terceirizados dos órgãos da administração federal?” questionou a tucana, sem sucesso nas respostas.
Segundo ela, o aumento de terceirizados causa um impacto financeiro. “Se compararmos os terceirizados com os concursados, sabemos que o impacto financeiro é muito grande para o governo federal. Não entendemos por que a União ocupa esses cargos com terceirizados. Isso causa uma demanda muito grande e é um desrespeito com os concursados”, afirmou.
Andréia Zito denunciou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve um aumento no número de terceirizados de 232,5%, entre março de 2011 e o mesmo mês de 2012. De acordo com ela, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) teria 1.522 terceirizados que não aparecem na folha de pessoal.
Sobre a Fiocruz, Miriam Belchior respondeu que hoje mesmo foi publicada a nomeação de 300 servidores no sentido de promover a substituição dos terceirizados. Sobre o Inca, ela disse que irá investigar a denúncia e informou que está em curso no governo uma auditoria para identificar erros e fraudes.
(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da assessoria da deputada/ Foto: Alexssandro Loyola)
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed