Main Menu

Secretaria de Habitação participa do Feirão de Imóveis da Caixa Econômica


Secretaria de Habitação participa do Feirão de Imóveis da Caixa Econômica
Secretaria de Habitação participa do Feirão de Imóveis da Caixa Econômica

Garantir moradia digna, realizar obras de infraestrutura, de acessibilidade, promover serviços urbanos e sociais, e assegurar o direito à moradia por meio de regularização fundiária, com projetos que contemplem geração de renda e sustentabilidade são as metas que o Governo do Estado supera a cada dia, por meio da Secretaria de Habitação e de seus órgãos vinculados: a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj).

Um balanço completo das ações desenvolvidas pela Secretaria de Habitação pode ser conferido por quem visitar o estande do Governo do Estado no 8º Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal, que acontece até domingo (04 a 06/05), no Riocentro. Na cerimônia de abertura, o secretário de Habitação, Rafael Picciani, ressaltou o grande momento que vive o setor no Estado do Rio e destacou a importância da parceria entre o governo estadual e a União.

– Este trabalho conjunto possibilitou a construção de 3.254 apartamentos, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Cidade de Deus, Barros Filho e Centro da Cidade, no antigo Complexo Penitenciário Frei Caneca. Outros oito empreendimentos serão contratados com a CEF, ainda este ano, para beneficiarmos com novas moradias mais 11 mil famílias – afirmou Picciani.

O secretário falou também que o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que vai nortear a política habitacional até 2027, já está concluído e estabelece diretrizes e metas para aplicação de recursos, visando reduzir o déficit habitacional e definir estratégias que acompanhem o desenvolvimento econômico e social das regiões do estado, com foco na ocupação ordenada do solo, na moradia digna com geração de renda e sustentabilidade.

Um dos destaques do estande da secretaria é o projeto de urbanização da comunidade do Preventório, em Niterói, que ganhou o Prêmio de Melhores Práticas em Gestão Local, da Caixa Econômica Federal. O mesmo projeto disputa agora ao Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelos Emirados Árabes, em parceria com a ONU/Habitat. As obras foram realizadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal e contrapartida do Estado.

O morro recebeu serviços de infraestrutura urbana, incluindo contenção de encostas, pavimentação e drenagem, iluminação e construção das 248 unidades e reflorestamento de 11,4 hectares de mata, beneficiando 1.772 famílias.

Além disso, foi realizado trabalho social com os moradores. Uma das atividades desenvolvidas está exposta no estande: uma maquete do morro do Preventório, confeccionada por alunos do Ciep 449, localizado na comunidade. A atividade artística das crianças encantou o vendedor Severo Simão, de 48 anos, que observou atentamente todos os detalhes e adorou o resultado final.

Estande da Secretaria mostra os trabalhos em execução

Os visitantes do Feirão também podem saber mais sobre o programa de recuperação de conjuntos habitacionais. Atualmente, são 28 em obras e 73 núcleos habitacionais totalmente reformados, beneficiando mais de 70 mil famílias.

Realizado pela Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro, o projeto contempla a reforma de telhados, pintura de fachadas das áreas comuns, recuperação das redes hidráulica, elétrica e de esgotamento sanitário, limpeza de caixas d’água, reforma e construção de áreas de lazer.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed