Main Menu

DRM e Defesa Civil de Itaperuna trabalham no mapeamento geológico das áreas de risco do município


O prefeito Fernando Paulada acompanhou o trabalhos dos geólogos em áreas de riscos
O prefeito Fernando Paulada acompanhou o trabalhos dos geólogos em áreas de riscos

Itaperuna recebeu nesta semana a visita de uma equipe do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e da empresa TWG – Consultoria e Projetos Geológicos Ltda, para que junto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, trabalhem no mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos no município, marcando os pontos com GPS. Desde segunda-feira (21/05), os técnicos, nesta primeira etapa estão mapeando todas as áreas e na segunda fase dos trabalhos, farão sobrevoos de helicóptero visando cobrir, a cada voo, com a finalidade de produzir fotografias aéreas de cada área mapeada.

Geólogos do DRM foram nas partes mais altas da cidade para avaliação de riscos
Geólogos do DRM foram nas partes mais altas da cidade para avaliação de riscos

Este atendimento é fruto do trabalho dos Prefeitos do Norte e Noroeste, que solicitaram através do Conselho de Gestores de Defesa Civil do Norte e Noroeste, ao Governo do Estado para o atendimento de um mapeamento oficial, o Prefeito Fernando Paulada acompanhou o trabalho do geólogos, e fica feliz em ser um dos responsável por mais essa vitória da região.

O prefeito de Itaperuna, Fernando da Silva Fernandes, o Paulada, acompanhou o trabalho dos geólogos juntamente com o secretário da Defesa Civil e Ordem Pública, Major BM Joelson Oliveira.

Locais de riscos foram mapeados e localizados em GPS pelos geólogos
Locais de riscos foram mapeados e localizados em GPS pelos geólogos

Estiveram presentes os profissionais João Batista e Marcela Carvalho (Geólogos Fiscais do DRM), Elisa Bento (Gestora de Projeto do DRM); Rúbia Averedo, Fabrício Lyra, Marcelle Cerqueda e Pedro Garcia (Geólogos da Thalweg) se juntaram aos profissionais da Secretaria Municipal da Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna para efetuarem o mapeamento.

Nesta semana outra equipe do DRM continua com o trabalho de mapeamento juntamente com profissionais da TWG e da Defesa Civil de Itaperuna.

“A nossa perspectiva é de entregar até o final de 2012, os resultados desse levantamento”, disse o presidente do DRM-RJ, Flavio Erthal.

Toda a cidade de Itaperuna e os distritos serão mapeados de acordo com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, os profissionais irão a todos os pontos habitados e que estão em áreas de risco, para poder analisar o tipo de solo, inclinação do relevo e os riscos criados pela comunidade e pela ausência do poder público à décadas, permitindo a ocupação do solo de forma desordenada.

“Para o desenvolvimento dos municípios é necessário, mapeamentos sérios e oficiais para que a cidade possa saber para onde pode crescer e também conhecer as áreas que são de risco, para que tome as medidas mitigatórias em cada setor”, disse o Major BM Joelson Oliveira.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed