Main Menu

Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna participa do IX Fórum Nacional


Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna participa do IX Fórum Nacional
Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna participa do IX Fórum Nacional

Foi realizado em Angra dos Reis o FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL, onde tiveram presentes os gestores de Defesa Civil de todo o país, entre Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Itaperuna esteve presente, para compartilhar informações com outras Coordenadorias Municipais e para trazer informações novas para o município de Itaperuna.

As inscrições foram gratuitas, e acontece anualmente através da Secretaria Nacional de Defesa Civil – Ministério da Integração Nacional. O tema desse ano era “DESASTRES ACONTECEM QUANDO NÃO ESTAMOS PREPARADOS”.

Foram debatidos vários temas entre eles: “Mapeamento de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro”, “Nova normatização para decretação de Situação de Emergência e Calamidade Pública”, “A gestão de Risco começa na escola” entre mais de 20 assuntos abordados. O Prefeito de Itaperuna foi lembrado na apresentação do Ten Cel BM Paulo Renato, pela dedicação no desenvolvimento de trabalhos de defesa civil, de forma preventiva, e na colaboração para a palestra do Marco de Ação de Hyogo elaborado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) através da Secretaria de Estado de Defesa Civil-RJ que ocorreu em Itaperuna.

O Secretário de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, participou de palestras importantes, principalmente no que concerne a nova legislação sobre Proteção Civil, onde se fala intensificadamente sobre a inversão de investimento, ou seja, que se invista mais em prevenção do que na recuperação, pois a cada 7 reais investidos em recuperação vale 1 real investido na prevenção, diminuindo assim custo para os cofres públicos.

“Estive diretamente com o Secretário Nacional de Defesa Civil e coloquei o anseio de nossa região que até o presente momento ainda não recebeu nenhuma verba de emergência para a recuperação de áreas de risco, que se agravaram com as fortes chuvas deste ano, o Cel BM Humberto Vianna, Secretário, ficou sensibilizado e prometeu ver o processo do nosso município que está no Ministério desde fevereiro deste ano, com relatório dos prejuízos e danos do município.” Disse o Maj BM Joelson Oliveira, Secretário Municipal.

Estiveram representantes do Senado e da Câmara Federal, presidentes de comissões de prevenção de desastres, o Senador Casildo Maldaner e o Deputado Glauber Braga, que nos relatou vários trabalhos que estão sendo feito no poder legislativo para uma política pública de Proteção Civil, no intuito de preservar vidas responsabilizando civil e criminalmente os agentes públicos ou privado, que permita e estimule a ocupação de áreas de risco.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui









Comments are Closed