Main Menu

Shogun Rua e Lyoto Machida vencem no UFC em Los Angeles


 Shogun Rua e Lyoto Machida vencem no UFC em Los Angeles
Shogun Rua e Lyoto Machida vencem no UFC em Los Angeles

Os brasileiros Shogun Rua e Lyoto Machida, ex-campeões da categoria enfrentaram respectivamente o especialista em muay thai Brandon Vera e o wrestler Ryan Bader no evento e coevento principal da noite deste sábado (04/08) em los Angeles. Tanto Shogun quanto Lyoto tem grandes chances de serem os próximos adversários do campeão dos meio-pesados que encara Dan Henderson em setembro para defender seu título.

Lyoto nocauteia Bader e se candidata à revanche com Jon Jones

Com nocaute ao 1min32s do segundo round, Lyoto Machida derrotou o americano Ryan Bader em luta válida pelo card principal do UFC on Fox: Shogun vs. Vera, na noite desta sábado, no Staples Center, em Los Angeles. O brasileiro levou o combate ao seu agrado até acertar um soco no pescoço do rival e nocautear o americano.

Lyoto disputa agora com Maurício Shogun para ver quem será o próximo desafiante do detentor do cinturão do peso meio pesados. O atual campeão Jon Jones colocará o título em disputa pela quarta vez contra Dan Henderson, no UFC 151, em Las Vegas, no dia 1º de setembro.

Em uma luta de paciência, Lyoto e Bader começaram o embate com a tática da cautela. O brasileiro foi mais incisivo e buscou acertar o adversário com chutes na altura da cintura. O ponto alto aconteceu quando Lyoto conseguiu um potente chute de esquerda. Bader até buscou atacar, mas Machida soube se esquivar e ainda proferiu uma joelhada quando o americano buscou a trocação.

O ritmo do duelo continuou parecido no segundo round até Lyoto Machida contra-atacar uma ofensiva de Bader, acertar um soco no pescoço do adversário e nocauteá-lo para sair vencedor da luta deste sábado. Após ser anunciado como o ganhador, o brasileiro mandou um recado aos rivais. “Eu me sinto muito bem. Tive uma grande performance e quero dizer que o ‘Dragão’ está de volta”, afirmou, referindo-se ao seu próprio apelido.

Lyoto nocauteia Bader e se candidata à revanche com Jon Jones
Lyoto nocauteia Bader e se candidata à revanche com Jon Jones

Após a derrota na revanche para Maurício Shogun no UFC 113, em maio de 2010, o brasileiro enfrentou uma maré de resultados negativos com revés para Quinton Jackson e para Jon Jones, quando buscou recuperar o título dos meios pesados no UFC 140, em dezembro do ano passado. O objetivo agora é buscar novamente o cinturão e vingar a derrota para Jones no Canadá.

O revés no UFC on Fox é o terceiro da carreira de Ryan Bader. Antes havia perdido duas vezes por guilhotina para Jon Jones e Tito Ortíz. Porém, com o triunfo contra Quinton Jackson – o 14ª da cartel – no UFC 144, em fevereiro, o americano tinha voltado a se credenciar para buscar a revanche contra Jon Jones e buscar o cinturão inédito.

Shogun domina luta, mostra cansaço, mas nocauteia no 4º round

Na luta mais aguardada do card principal do UFC on Fox deste sábado, o brasileiro Maurício Shogun superou o cansaço, superou momentos complicados durante a noite e derrotou Brandon Vera por nocaute técnico com 4min09s do quarto round, no Ginásio Staples Center, em Los Angeles.

Após a vitória deste sábado, Shogun aguarda a decisão da Dana White para saber se ele ou o compatriota Lyoto Machida será escolhido como desafiante do vencedor do cinturão dos peso meio pesados. O atual campeão Jon Jones colocará o título em disputa contra pela quarta vez contra Dan Henderson, no UFC 151, em Las Vegas, no dia 1º de setembro.

 Shogun Rua e Lyoto Machida vencem no UFC em Los Angeles
Shogun Rua e Lyoto Machida vencem no UFC em Los Angeles

“Obrigado, estou muito feliz por ter ganhado a luta. Ele é um ótimo lutador, forte e eu não consegui dar o melhor de mim, mas vou conseguir dar o melhor no futuro. com todo respeito ao Brandon, eu não dei o meu melhor e vamos ver no futuro. Cansei um pouco e não devia”, afirmou Shogun depois de ser considerado o vencedor do combate.

Com o resultado deste noite, Maurício “Shogun” Rua, 30 anos, mantém a sequência intercalada de vitórias e derrotas desde a vitória sobre Chuck Lidell, no UFC 97, em abril de 2009. Depois, perdeu e ganhou de Lyoto Machida, foi derrotado e perdeu o cinturão para Jon Jones, voltou a vencer contra Forrest Griffin, mas teve novo revés contra Dan Henderson na última luta, em novembro do ano passado pelo UFC 139.

O experiente Brandon Vera, 34 anos, tem resultados medianos desde que entrou para a categoria meio pesados. São quatro vitórias e a agora quatro derrotas – a decisão do revés para Thiago Silva foi revogada após polêmica com o exame de urina do brasileiro. A derrota neste sábado impede de desafiar o atual campeão e disputar o cinturão pela primeira vez no UFC.

A luta

Brandon Vera começou a iniciativa do combate e tentou golpes com a perna desde os primeiros segundos. Mas quando tentou uma joelhada, o brasileiro se defendeu bem e levou a luta para o chão. Shogun tentou montar para finalizar no ground and pound, mas o rival conseguiu se recuperar na luta e encaixou o estrangulamento. Desta vez, o lutador nacional conseguiu se recuperar e arriscou alguns golpes.

Para o segundo assalto, Shogun tomou iniciativa desta vez e atingiu o adversário com um chute. O americano sentiu o golpe e Maurício buscou encurralá-lo em dos cantos do octógonos. Assim como aconteceu no round inicial, Brandon Vera se recuperou e acertou um golpes no brasileiro. Muito cansado, o atleta nacional buscou montar em cima do rival e aplicou algumas joelhadas.

Os golpes do brasileiro também cansaram Brandon Vera e o ritmo nos dois minutos finais caiu muito de ritmo. O americano levou para o chão e ficou por cima, mas em vez de ir para o ground and pound, preferiu arriscar joelhadas para machucar Shogun. E quando partiu para o ataque, ele foi tarde demais, pois o gongo soou para o final do segundo round no Staples Center.

Demonstrando melhor preparo físico, o lutador estrangeiro tentou definir nos segundos iniciais, mas também não demonstrou gás para buscar o nocaute do rival. O ritmo voltou a cair no duelo principal da noite até Vera acertar duas joelhadas no brasileiro, que soube se defender e levar o embate para o chão para evitar mais golpes do experiente adversário.

Os lutadores demonstraram exaustão no quarto round e pouco trocaram golpes. Assim, o público em Los Angeles passou a vaiar o embate. Mesmo assim, Shogun superou o cansaço, conseguiu derrubar Brandon Vera com um soco e partiu para o nocaute com o adversário caído no chão para sair vencedor da luta final do card principal da noite deste sábado.

Card principal

Mauricio Shogun nocauteou Brandon Vera no 4º round
Lyoto Machida nocauteou Ryan Bader a 1min32 do 2º round
Joe Lauzon finalizou Jamie Varner a 2min44 do 3º round
Mike Swick nocauteou DaMarques Johnson a 1min20 do 2º round

Card preliminar

Nam Pham venceu Cole Miller por pontos em decisão dividida dos juízes
Phil Davis x Wagner Caldeirão – Luta sem resultado
Rani Yahya finalizou Josh Grispi com estrangulamento norte/sul a 3min15 do 1º round
Phil De Fries finalizou Oli Thompson com mata-leão a 4min16 do 2º round
Manny Gamburyan venceu Michihiro Omigawa por pontos, em decisão unânime dos juízes
John Moraga nocauteou Ulysses Gomez a 3min46 do 1º round

(*) Com informações do Terra e Agências

Leia Mais Notícias Clicando Aqui


Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed