Main Menu

Juliana e Larissa batem alemãs e vão às semifinais


Juliana e Larissa batem alemãs e vão às semifinais
Juliana e Larissa batem alemãs e vão às semifinais

As brasileiras Juliana e Larissa estão definitivamente na briga por medalhas no torneio de Vôlei de Praia dos Jogos Olímpicos de Londres. Neste domingo (05/08), as campeãs mundiais conquistaram a quinta vitória consecutiva na arena montada na Horse Guards Parade e, ainda sem perder sets, superaram as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/19, nas quartas de final da competição.

Na semifinal, marcada para terça-feira (07/08), em horário ainda indefinido, as brasileiras terão pela frente as norte-americanas Jennifer Kessy e April Ross, que nas quartas superaram Kristyna Kolocova/Marketa Slukova, dupla da República Tcheca que eliminou as brasileiras Talita e Maria Elisa, por 2 sets a 0, parciais de 25/23 e 21/18. O outro confronto será entre Kerri Walsh/Misty May, dos Estados Unidos, e Chen Xue/Zhang Xi, da China.

“Não foi fácil chegar até aqui, apesar de ainda não termos perdido sets. A primeira fase foi uma guerra, principalmente pela necessidade de adaptação e por termos que jogar muito bem. Na fase eliminatória, a emoção fica mais aflorada, principalmente pela nossa história. Estamos há oito anos esperando por isso e com esta vitória conseguimos dar um passo a mais rumo ao nosso objetivo”, comemora Larissa.

Juliana se destaca no bloqueio

Na partida contra as alemãs, o bloqueio de Juliana foi dos fatores mais importantes na vitória brasileira. A melhor jogadora do mundo anotou cinco pontos no fundamento, além de dez no ataque e um no saque. Larissa contribuiu para o resultado positivo com sete pontos no ataque e 12 defesas, além de grande qualidade no levantamento.

“Estou muito feliz pela nossa classificação. Cometi muitos erros no fim do segundo set, mas o importante foi que conseguimos vencer. A Larissa esteve do meu lado, me deu força e foi importante passar por isso. Ficamos muito emocionadas com a classificação, pois estamos realizando um sonho de oito anos aqui em Londres”, diz Juliana, que, contundida, ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim.

A uma vitória de garantirem a primeira medalha olímpica da dupla, Juliana e Larissa têm retrospecto amplamente favorável diante de Kessy e Ross, suas próximas adversárias. Em 22 jogos, são 18 vitórias das campeãs mundiais, que levaram a melhor nos últimos nove confrontos e não perdem para as rivais há mais de dois anos.

“É uma dupla muito perigosa, que já imaginávamos que fossem cruzar o nosso caminho em algum momento. As duas são altas, sabem jogar e vibram muito. Vamos procurar estudar bastante o jogo delas, como fizemos com as alemãs e deu certo. Vamos colocar o coração e a alma para chegar à final”, promete Juliana.

O JOGO

A dupla brasileira impôs sua categoria logo no começo do jogo e, com bom desempenho de Juliana no bloqueio e no contra-ataque e muitos erros da dupla alemã, logo abriu 11/5 no placar. No bloqueio, Juliana ampliou para 15/7 e, depois, para 21/9. No final, Larissa fez uma largada curta para marcar 21/10 e fechar o set em favor do Brasil.

Juliana e Larissa batem alemãs e vão às semifinais
Juliana e Larissa batem alemãs e vão às semifinais

No segundo set, o domínio inicial foi das alemãs, que marcaram 4/1 com uma largada de Goller perto da rede. As brasileiras voltaram a pressionar as europeias e, com dois bloqueios de Juliana e três erros de Goller, retomaram o controle em 7/4. Em um contra-ataque bem colocado por Larissa, a vantagem brasileira saltou para 15/9. Na reta final do set as brasileiras passaram a cometer muitos erros e, com duas devoluções de primeira de Ludwig, viraram o jogo em 19/18. Com dois erros das alemãs, as brasileiras reverteram o placar no fim e fecharam em 21/19.

Medalhistas olímpicas disputam a outra semifinal

Na outra semifinal, disputarão uma vaga na decisão duas duplas que já possuem medalhas olímpicas: as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May, ouro em Atenas/2004 e Pequim/2008, e as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, bronze na última edição dos Jogos.

A dupla dos Estados Unidos classificou-se superando as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti por 2 sets a 0, com duplo 21/13. Com o mesmo placar, e parciais de 21/18 e 21/11, a parceria oriental passou pelas irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger.

O confronto na semifinal olímpica será o 15º envolvendo as duplas em competições internacionais. O retrospecto no duelo é favorável às norte-americanas, que já derrotaram as asiáticas nove vezes. As chinesas, no entanto, venceram os três últimos jogos, mantendo invencibilidade de mais de um ano diante das bicampeãs olímpicas.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui


Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed