Flautista Altamiro Carrilho morre aos 87 anos no Rio de Janeiro e foi sepultado em Santo Antônio de Pádua
![Flautista Altamiro Carrilho morre aos 87 anos no Rio de Janeiro e foi sepultado em Santo Antônio de Pádua Flautista Altamiro Carrilho morre aos 87 anos no Rio de Janeiro e foi sepultado em Santo Antônio de Pádua](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Altamiro-Carrilho-300x246.jpg)
Morreu na quarta-feira (15/08) no Rio de Janeiro, o flautista Altamiro Carrilho, um dos maiores representantes do choro da história. Paduano de nascimento, Altamiro sofria com um câncer de pulmão e estava hospitalizado numa clínica do bairro de Laranjeiras. Nascido em 21 de dezembro de 1924, Carrilho foi revelado no programa de calouros de Ary Barroso, no início da década de 1940. Em 1949, gravou seu primeiro choro, “Flauteando na Chacrinha”.
Em toda a sua carreira, gravou mais de cem discos, entre LPs e compactos. Também compôs cerca de 200 canções, incluindo clássicos como o maxixe “Rio Antigo”.
A partir dos anos 1960, Carrilho tornou-se conhecido fora do Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, União Soviética e México, país onde morou por quase um ano.
Também participou de concertos de música erudita, interpretando obras de Mozart e Villa-Lobos. Entre seus discos mais importantes, estão “Clássicos do Choro” (1979), “Clássicos do Choro Volume 2” (1980) e “Flauta Maravilhosa” (1996).
“Fui visitá-lo no hospital há algumas semanas e ele continuava fazendo piadas. Estava com um tumor no pulmão e havia a suspeita de ser câncer. O coração operou duas ou três vezes. Depois soube que tinha recebido alta, e agora essa…”, lamentou o gaitista Mauricio Einhorn, com quem Altamiro tocava com frequência nos últimos quinze anos.
O último show havia sido no começo de junho, em Uberlândia (MG). Na ocasião, ele disse, um entrevista a uma emissora de TV local: “Eu tenho a impressão de que se eu parar com a música, eu paro. Desde criança, eu convivo no meio dos músicos, fazendo música de alguma forma”. Já estava debilitado. Em julho, ficou 17 dias internado. Foi quando o tumor foi descoberto.
(*) Com informações do IG
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed