Qualcomm está construindo centro de pesquisa e desenvolvimento para tablets em São Paulo
![Qualcomm está construindo centro de pesquisa e desenvolvimento para tablets em São Paulo Qualcomm está construindo centro de pesquisa e desenvolvimento para tablets em São Paulo](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Tablet-02-300x200.jpg)
A Qualcomm está construindo um centro de pesquisa e desenvolvimento para tablets em São Paulo e vai criar um laboratório para apoiar iniciativas brasileiras que desenvolvam smartphones e tablets. A empresa tem interesse em incorporar tecnologias para todas as faixas de frequências que serão disponibilizadas no Brasil para a telefonia de quarta geração (4G)
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da Qualcomm Inc., Paul Jacobs, falam à imprensa após reunião com a presidenta Dilma Rousseff sobre a expansão.
Gigante no setor de tecnologia para celulares, a americana Qualcomm deu sinais ao governo brasileiro na tarde desta terça-feira que desenvolverá parcerias para produção de chips que operem a tecnologia 4G em qualquer faixa que o País adotar. O Brasil já licitou faixas de frequência de 2,5GHz para telefonia urbana e 450 MHz para telefonia rural.
“A Qualcomm é uma empresa líder de comercialização de semicondutores para a tecnologia de 4G e hoje nós temos sistema de operações em mais de 15 bandas. E um dos compromissos que nós fizemos é o de incorporar todas as bandas que o Brasil está considerando para 4G (…) e incorporar aos nossos chips globais de forma que a economia de escala esteja presente para todas as faixas de frequência que o Brasil está contemplando na tecnologia de quarta geração”, disse o presidente da divisão de semicondutores da Qualcomm no Brasil, Cristiano Ramon.
A empresa é a maior fornecedora de chips para dispositivos móveis do mundo e registrou lucro líquido de US$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre fiscal, encerrado em junho. O faturamento da empresa no ano passado foi de US$ 15 bilhões.
Após o encontro entre o governo e os executivos da Qualcomm no gabinete da presidente Dilma Rousseff, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reiterou que ainda neste semestre a Anatel deve terminar o estudo para licitação da faixa de 700MHz.
“Relatei para os dirigentes da Qualcomm, e a presidente já tinha a informação de que nós temos estudos sendo feitos neste momento na Anatel. Queremos concluí-los ainda neste semestre e o que permitirá tomar uma decisão sobre a faixa de 700 MHz”, afirmou o ministro.
A faixa de 2,5GHz tem capacidade para transmitir um maior volume de dados em 4G, mas em raio de alcance menor. Isso faz com que as empresas de telefonia tenham de gastar mais com instalação de antenas. A faixa de 700MHz, usada nos Estados Unidos, por exemplo, trafega menor quantidade de dados numa área mais abrangente, sendo menos onerosa às empresas.
No Brasil, o complicador para leiloar a faixa de 700MHz é que hoje o sinal de televisão analógica usa essa banda. A TV analógica só será desligada em 2016, quando termina o prazo para migração para a TV digital.
(*) Com informações do Terra e Agências
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed