Main Menu

Sobe para 26 o número de mortos por explosão em refinaria na Venezuela


Explosão de refinaria mata 24 pessoas na Venezuela
Explosão de refinaria mata 24 pessoas na Venezuela

O governo da Venezuela atualizou para 26 o número de pessoas mortas por causa da explosão da refinarira Amuay, no complexo de refinarias Paranaguá, localizado a 450 quilômetros a oeste de Caracas onde 82 pessoas estão feridas.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decretou três dias de luto nacional em respeito às vítimas, a maioria trabalhadores da Petróleos de Venezuela (PDVSA) e da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

A explosão, que ocorreu à 1h11 deste sábado (25/08), foi causada por vazamento de gás propano. A razão do vazamento está sob investigação. O incêndio, de acordo com a agência venezuelana AVN, foi controlado ainda de madrugada.

As causas do acidente estão sendo investigadas, há suspeita que vazamento de gás que provocou explosão na zona de tanques de gás da refinaria Amuay, a maior das três que formam o complexo.

O ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramirez, disse esperar que as operações na refinaria de Amuay – com capacidade de 645 mil barris por dia e uma das maiores do mundo – sejam retomadas em dois dias. Ele disse que o fogo atingiu nove tanques de armazenagem, contendo principalmente petróleo e alguns combustíveis processados.

Localizada em uma península com vista para o Mar do Caribe, a oeste da Venezuela, Amuay é parte do Centro de Refino de Paraguana, segundo maior complexo de refinaria do mundo, com capacidade total de processar 955 mil barris de petróleo diariamente.

A refinaria de Amuay sozinha responde por metade da produção doméstica de combustíveis refinados da Venezuela, de cerca de 1,3 milhão de barris diários.

Ramirez disse a jornalistas que durante a noite a equipe da PDVSA conseguiu reduzir a intensidade do fogo em 80 por cento, e que a companhia não sofreria de escassez de produtos.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui


Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed