Jenson Button vence o GP de Fórmula 1 na Bélgia e Massa fica em 5º

Neste domingo (02/09) no GP de Formula 1 em Spa-Francorchamps na Bélgica, o inglês Jenson Button da McLaren foi o vencedor e assim também entra na briga pelo título do Mundial de pilotos. Button largou em primeiro e liderou de ponta a ponta contando ainda com um acidente entre vários de seus concorrentes diretos na disputa pelo campeonato.
Com o resultado, Button chega aos 101 pontos, ainda na sexta posição no Mundial, mas mantém vivo o sonho do título. Líder do Mundial com 164 pontos, o espanhol Fernando Alonso não passou da primeira curva, vítima de um acidente provocado pelo francês Romain Grosjean e que também tirou o inglês Lewis Hamilton, quatro no campeonato, da corrida.
Após treino de classificação frustrante, a Red Bull foi a grande beneficiada pela confusão na largada. O alemão Sebastian Vettel, que largou em 10º, terminou na segunda colocação e colou em Alonso na briga pelo campeonato. O australiano Mark Webber foi o sexto e também se aproximou do espanhol na disputa do título.
O brasileiro Felipe Massa também teve um bom desempenho no GP da Bélgica. O piloto da Ferrari largou 14º e terminou a prova na quinta posição. Já Bruno Senna sofreu com tática de uma parada escolhida pela Williams, precisou mudar a estratégia no fim da corrida e foi apenas o 12º.
A corrida
A largada foi marcada por diversas confusões. Romain Grosjean forçou ultrapassagem e provocou um grande acidente logo na primeira curva. O francês acertou o carro de Lewis Hamilton, decolou por cima do carro de Fernando Alonso e tirou os dois candidatos ao título da corrida, além do mexicano Sergio Perez.
O venezuelano Pastor Maldonado, que havia perdido três posições no grid devido a manobra irregular no treino classificatório, voltou a aprontar. Queimou a largada, pulou para a segunda posição, mas na sequência se envolveu em um acidente e deixou a prova.
A Sauber, grande sensação do dia anterior, teve um início de prova desastroso. Além de perder Perez no acidente com Grosjean, viu o japonês Kamui Kobayashi ter problemas mecânicos na largada e cair da segunda para a última colocação.
Os incidentes, que provocaram a entrada do safety car na pista por cinco voltas, favoreceram os brasileiros. Bruno Senna teve largada impressionante e pulou da 17ª colocação para o oitavo lugar. Felipe Massa ganhou três posições e subiu de 14º para 11º. O maior beneficiado, porém, foi o alemão Nico Hulkenberg, que largou em 11º e terminou a primeira volta em terceiro.
Schumacher também entrou na briga pelas primeiras colocações e, após ultrapassagem sobre Raikkonen, pulou para a segunda posição antes da primeira parada para troca de pneus. Button se manteve na pole com tranquilidade, longe das confusões, enquanto Vettel aproveitou para atacar, deixou Mark Webber e Bruno Senna para trás, e subiu para quinto na 14ª volta.
Button e Vettel foram os últimos pilotos a irem para os boxes, apostando na tática de apenas uma parada. Com grande vantagem na liderança, o inglês ainda retornou para a pista na liderança, seguido por Raikkonen, Hulkenberg, Webber e Massa. Após ultrapassagens, Senna caiu para o 11º lugar.
A estratégia de realizar apenas uma parada mostrou-se eficiente após a segunda sessão para trocas de pneus. Button e Vettel dispararam na frente e se mantiveram sem serem ameaçados até o fim da prova. Raikkonen e Schumacher, que pararam nos boxes para a troca, voltaram respectivamente na terceira e quarta colocações e protagonizaram uma bela briga por posição, com alternância de ultrapassagens e triunfo do finlandês no fim. Com pneus desgastados, o alemão terminou apenas no sétimo lugar. Massa também atacou nas últimas voltas, deixou Webber para trás e garantiu o quinto lugar.
Classificação do GP da Bélgica
1- Jenson Button (GBR/McLaren)
2- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
4- Nico Hulkenberg (ALE/Force Índia)
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6- Mark Webber (AUS/Red Bull)
7- Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
8- Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
9- Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
10- Paul Di Resta (GBR/Force Índia)
11- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
12- Bruno Senna (BRA/Williams)
(*) Com informações do Uol
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed