Estado do Rio de Janeiro lança Caderno de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

O subsecretário de Formação e Qualificação Profissional de Secretaria de Trabalho e Renda, Marcelo Coelho, participou, nesta sexta-feira (21/09), do lançamento do Caderno de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. A cerimônia aconteceu no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, localizado no Complexo do Alemão. A iniciativa tem como meta desenvolver ações para a prevenção dos riscos ambientais e a eliminação, neutralização ou redução das condições que impliquem prejuízos à saúde física e mental dos trabalhadores.
– Esta cartilha é muito importante, pois traz um tema que está muito em evidência por conta dos acidentes que acontecem com trabalhadores no Rio de Janeiro. Esta cartilha visa instruir e normatizar as questões de segurança, meio ambiente e saúde do trabalho. Este caderno é importante, tendo em vista o número de servidores e de operários que se encontram hoje com problemas decorrentes de acidentes no meio que eles atuam – disse.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) foi o responsável em preparar o caderno de uma forma bem didática. O lançamento do material é mais uma ação que resulta do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho.
A superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda, Maria Christina Rodrigues Menezes, contou que este lançamento é a realização de um sonho.
– O Getrin acredita que é possível trazer a pessoa para o centro de todas as ações. O homem tem que ser o elemento mais importante da sociedade, no que diz respeito à saúde, segurança e ao meio ambiente, ele tem que estar na cadeia produtiva em primeiro lugar. Assim podemos fazer uma sociedade mais justa, com segurança nos ambientes de trabalho para todos os trabalhadores e para as organizações envolvidas – afirmou.
Pessoas aprovam a distribuição da cartilha
Gabriela Ribeiro, de 16 anos, disse que a iniciativa é importante, pois muitas pessoas não conhecem os direitos trabalhistas.
– Vou mostrar esta cartilha aos meus pais porque, com certeza, vai ajudá-los muito no que se refere ao emprego que eles têm – contou.
Para a moradora Eliane Oliveira, de 19 anos, saúde e segurança no ambiente de trabalho são essenciais para que os empregados desempenhem melhor a função que ocupam.
– As condições necessárias também são úteis para o bom funcionamento do local de trabalho. Este caderno vai acabar com a dúvida de muitas pessoas – explicou.
Saiba mais um pouco sobre o Getrin
Em decorrência da assinatura do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho – que foi uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda, através da Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho – foi constituído o Getrin, em 27 de julho de 2011.
O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) é formado por cinco instituições fluminenses: Secretaria de Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (MPT/RJ), Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (Amatra-1) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ).
A meta do Getrin é incentivar, promover, operacionalizar, divulgar e fortalecer a campanha de Promoção de Saúde, Segurança e Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho, bem como implementar a Agenda do Trabalho Decente, estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito das repartições e empresas que operem no Estado do Rio de Janeiro.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed