Fuzileiros ocupam Complexo da Maré para garantir segurança nas eleições

As principais ruas e vielas da Favela Fogo Cruzado, no Complexo da Maré, na zona norte da cidade, começaram a receber no início da tarde desta segunda-feira (01/10) militares do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais. Cerca de 300 homens vão garantir a segurança das eleições na comunidade.
Tão logo a tropa ocupou a favela, 20 fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deram início ao trabalho de retirada de placas e galhardetes de candidatos colocados irregularmente. A ação contou com as presenças do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, e do almirante Paulo Zuccaro, comandante da tropa de reforço da Marinha. De acordo com o presidente do TRE-RJ, a orientação é para que os fiscais reprimam tudo caracteriza propaganda irregular.
“A orientação é clara, reprimir a propaganda irregular e sair arrancando tudo que estiver irregular, esteja ela [a propaganda] onde estiver. Presa em poste, casas, muros, bares ou biroscas”, disse Zveiter.
Apesar da presença dos fuzileiros e dos fiscais do TRE-RJ, os moradores da Favela Fogo Cruzado não mudaram a sua rotina: bares, lanchonetes e biroscas continuaram funcionando normalmente. Nos cerca de 30 minutos em que a reportagem da Agência Brasil esteve no interior da favela, os fiscais retiraram grande quantidade de placas, galhardetes e cartazes colados a postes, casas e estabelecimentos comerciais de becos e vielas.
O almirante Paulo Zuccaro disse que a presença dos fuzileiros na comunidade obedece diretriz ministerial traçada em atendimento à solicitação do TRE. “Esta diretriz nos determina atuar inicialmente das 8h às 18h. Dentro deste período, segundo as necessidades do tribunal, são determinados períodos e locais para o apoio da tropa ao trabalho dos fiscais”, disse. A Marinha colocou à disposição da Justiça Eleitoral cerca de mil homens.
A ação das Forças Armadas e dos fiscais do TRE contou com o apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que deslocou dois blindados para o local. Amanhã (2), os fuzileiros serão deslocados para a comunidade do Timbau, também no Complexo da Maré, e em seguida para a Baixa do Sapateiro, Vila São João e Parque União. “É um conjunto de ações que foram analisadas e coordenadas de modo a que nós tenhamos a exata noção da força adequada para cada situação”, declarou Zuccaro.
A ação das Forças Armadas no combate à propaganda irregular e na garantia da segurança do eleitor e da fiscalização eleitoral começou esta manhã na Gardênia Azul, na zona oeste, comunidade controlada por milicianos. Na mesma região, a Favela do Muquiço também recebeu a presença de fuzileiros navais.
Ao longo da semana, as Forças Armadas estarão ocupando um total de seis áreas distintas nas cidades de São Gonçalo e Itaboraí, no Grande Rio; Campos e Macaé, no norte fluminense; e Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.
Segundo o almirante Zuccaro, a escolha obedeceu a “um critério básico determinado pelo TRE, que indicou localidades onde a situação do ponto de vista da irregularidade eleitoral estava mais caracterizada”.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed