Campos dos Goytacazes reelege Rosinha Garotinho para prefeitura

Rosinha Garotinho (PR) venceu a disputa pela prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), com 69,96% dos votos válidos. Makhoul (PT) ficou em segundo lugar, com 25,52% dos votos válidos. Foram apurados os votos de 100% das urnas. Os votos brancos ficaram em 2,35% e os nulos, 15,18%. A abstenção ficou em 15,64%.
Rosinha Garotinho chegou a ter o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no dia 23 de agosto. Mas, no último dia 30, o ministro Marco Aurélio de Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), restabeleceu a candidatura.
O TRE-RJ tinha negado o registro com base na Lei da Ficha Limpa. Contra a ex-governadora do Rio de Janeiro, pesavam duas decisões colegiadas, proferidas no próprio TRE-RJ. Por isso, o tribunal a considerou inelegível para as eleições deste ano.
Rosinha Garotinho tinha sido condenada pelo colegiado do TRE-RJ por 4 votos a 2, deixando-a inelegível por três anos, contados a partir de 2008, ano em que foi denunciada por crimes de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante campanha na eleição passada. Com o tempo de condenação prescreveu, Rosinha continuou no cargo.
O município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, é uma das oito cidades do Rio que tiveram a participação do Exército no esquema de segurança das eleições municipais. A cidade tem histórico de campanhas e eleições turbulentas, com cassação de políticos e indeferimento de candidaturas.
Em 2006, uma eleição suplementar teve de ser feita depois que o prefeito e o vice foram cassados por abuso de poder político e econômico. Dois anos depois, o prefeito eleito na eleição suplementar foi retirado do cargo por decisão da Justiça.
No último pleito, em 2008, a eleição foi vencida, depois que um dos principais candidatos teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o que provocou a anulação dos mais de 100 mil votos recebidos por ele.
Com 463 mil habitantes e 344.366 eleitores, Campos é um dos centros nacionais de produção de petróleo. A cidade é também o município que recebe o maior volume de royalties e participações especiais da produção de petróleo. No ano passado, Campos recebeu R$ 1,2 bilhão em royalties e participações especiais.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed