Engarrafamento de água mineral em galões passará por regulamentação no estado do Rio de Janeiro
|
|

O engarrafamento de água mineral em galões passará por regulamentação no estado. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nessa quinta-feira (08/11), em segunda discussão, o projeto 913-A/07, que cria normas para oferta de galões de dez a 20 litros no estado. De acordo com o texto, assinado pela deputada Inês Pandeló (PT), a comercialização em vasilhames retornáveis só poderá ser feita em embalagem serigrafada com a marca da fonte e o registro no Departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ) e no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Sem essas informações, o comércio será proibido. “Certificar-se de que a água é envasada dentro dos padrões é garantir sua qualidade”, disse a autora da proposta, que segue para sanção do governador.
Segundo a norma, as empresas manterão procedimento para recompra dos vasilhames limitado pelo texto a três anos e proíbe armazenamento de galões e vasilhames de distribuidora diferente da que está autorizado a revender, além do descarte dos recipientes em locais diferentes dos definidos pela legislação ambiental. O descumprimento de qualquer uma das normas acarretará em advertência, autuação, multa ou até apreensão da mercadoria.
O projeto define ainda que a norma será fiscalizada pelas secretarias de Estado de Saúde, Ambiente e Fazenda, pela Vigilância Sanitária e pelo departamento de Recursos Minerais (DRM/RJ). E que o uso de ozônio é obrigatório em todo o processo produtivo. O governador terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
Por: Fernanda Porto
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed