Main Menu

Grella Vieira entra no comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

 
 
Grella Vieira entra no comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
Grella Vieira entra no comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta quinta-feira (22/11), a Fernando Grella Vieira como novo secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo. O ex-secretário Antonio Ferreira Pinto colocou o cargo à disposição do governador. “Quero agradecer ao Ferreira Pinto, que fez um bom trabalho com grande competência e responsabilidade”, afirmou o governador.

O novo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou na quarta-feira que não vai ceder um milímetro no combate ao crime organizado.

—Haverá enfrentamento dentro da lei e do respeito aos preceitos constitucionais.

Ele acrescentou ainda que “não vai haver ruptura” em relação à atual política de segurança.

—Vamos fazer aprimoramentos.

Ex-procurador-geral de Justiça, Grella assume no lugar do também procurador Antonio Ferreira Pinto, que saiu em meio à guerra não declarada entre Polícia Militar e uma facção criminosa que já matou 93 policiais e fez os homicídios subirem 92,3% na capital (de 78 casos para 150) em outubro, em comparação a 2011 — o governo antecipou em quatro dias a divulgação dos números de violência no Estado para evitar desgaste do novo secretário.

A queda de Ferreira Pinto começou a se desenhar quando a facção decidiu matar policiais militares para vingar a morte de seus integrantes em ações das Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). As execuções começaram em junho. Há dois meses, o governador Geraldo Alckmin procurava um nome para substituir o homem que chefiava a pasta da Segurança desde 2009. Um de seus secretários, Saulo Abreu (Transportes) chegou a se reunir com policiais em busca de uma alternativa a Ferreira Pinto.

A presença constante da violência em São Paulo nos jornais deu ao governador a certeza de que deveria mudar.

—Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada nesse trabalho.

Alckmin reconhece “dificuldades” na segurança pública de SP

Na quinta-feira passada (15), ele convidou Grella, que lhe pediu tempo para avaliar.

O ex-procurador-geral avaliou o quanto o cargo mudaria sua vida e respondeu a Alckmin na segunda-feira (19). No mesmo dia, o governador chamou Ferreira Pinto para dizer que precisava do cargo. Ferreira sentiu o impacto. Tinha confiança de que não sairia. Ficou acertado que pediria demissão na quarta-feira (21) — Alckmin anunciou a mudança às 11h.

Desafio

Grella toma posse nesta quinta-feira. Ele vai se reunir com as chefias das Polícias Civil e Militar e ouvir Ferreira Pinto.

—Vou me inteirar dos dados. O desafio será enorme. A segurança pública é complexa. Vou abrir a pasta à sociedade, ouvir todos os segmentos. Sei que o trabalho será duro e o momento é sério.

De fato, na noite de terça-feira (20), mais dez pessoas foram mortas na Grande São Paulo — sete com indícios de execução e duas em supostos tiroteios com a PM. A sucessão de fatos ameaça não dar trégua ao novo chefe da segurança. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

(*) Com informações do R7

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed