Complexos do Alemão e da Penha comemoram dois anos de paz e conquistas
|
|
As histórias do comerciante Jorge Ribeiro da Silva, da auxiliar de apoio do Teleférico do Alemão Ryane Coutinho e do militar Antônio César de Souza se cruzam com a do início do processo de pacificação dos complexos da Penha e do Alemão. Dois anos depois, eles comemoram o próspero negócio, o emprego estável e a casa dos sonhos, conquistas que vieram junto com a retomada da paz nas comunidades, no dia 27 de novembro de 2010.
Para Ryane, a transformação das comunidades da Zona Norte, que servem como cenário da novela Salve Jorge, trouxe a estabilidade. Com a inauguração do Teleférico do Alemão, em julho de 2011, a jovem celebra um ano e quatro meses de carteira assinada como auxiliar de apoio do teleférico. Ela não é um caso isolado. O meio de transporte e nova atração turística do Rio de Janeiro, administrado pela SuperVia, gera 250 empregos, sendo 60% das vagas ocupadas por moradores dos complexos.
– Trabalhar na minha comunidade e em um dos pontos mais visitados da cidade é maravilhoso. Para mim, esse foi o maior legado que a pacificação deixará, fora as melhorias que estamos vendo na comunidade – disse Ryane, de 23 anos, que aproveita o crescente número de turistas que visitam a comunidade hoje para trabalhar também como guia turística.
Em Nova Brasília, a lanchonete Doce Lar também é outro resultado da paz que está mudando a cara do Complexo do Alemão. O negócio de família entrou para o roteiro gastronômico da região há quase dois anos. A lanchonete do famoso sanduíche Big Favella foi inaugurada dias depois do início do processo de paz da comunidade, onde o proprietário e comerciante Jorge nasceu e vive com a esposa e o filho.
– Dias depois da pacificação abri a minha doceria, que está prosperando como a comunidade. Tudo está mudando nos complexos da Penha e do Alemão: estamos ganhando novos heróis, os policiais, e novas gerações estão crescendo em outra realidade, numa realidade sem violência – contou.
Aos 54 anos, o militar Antônio decidiu se mudar para o Complexo do Alemão depois da pacificação das comunidades, que contam com quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e mais de mil policiais militares. Há um ano e oito meses, Antônio comprou uma casa na comunidade à procura de mais tranquilidade e sente as diferenças dos tempos em que evitava passar pelo complexo.
– Me mudei para a região logo depois da retomada de território. Antes, nem imaginava que iria morar no Alemão. Agora posso sentar em frente à minha casa e ver as crianças brincando livremente pela comunidade. É uma volta ao passado, ao tradicional subúrbio carioca – afirmou.
Quase 100 mil beneficiados com as UPPs
Assim como Jorge, Ryane e Antônio, os quase 100 mil moradores do Alemão, que já foi um dos complexos mais violentos da cidade, tiveram importantes conquistas: o Teleférico; melhorias com entrega de unidades habitacionais, áreas de lazer e esportiva, colégio e Unidade de Pronto Atendimento (UPA); além de desenvolvimento da economia. O complexo tem ainda o cinema que bateu recorde de público nacional, o CineCarioca 3-D, e também teve a regularização dos serviços de luz e TV a Cabo. Além disso, recebeu agências bancárias e filiais de grandes redes de varejo.
– A pacificação abriu uma janela de oportunidades para a entrada de serviços públicos e privados, projetos educativos, culturais, esportivos e de assistência social. Hoje vemos situações também impensáveis até a pacificação, como centenas de turistas viajando no Teleférico do Alemão para conhecer uma região diferente da cidade, que antes era perigosa e proibitiva – explicou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed