Pressionado presidente do Egito volta atrás e anula decreto que lhe dava superpoderes
|
|
Na noite deste sábado (08/12) Mohamed Mursi, presidente do Egito, anunciou que voltou atrás e anulou o decreto que lhe dava superpoderes. O decreto gerou fortes protestos populares no país nas últimas semanas. O governo egípcio manteve, porém, o referendo programado para o dia 15 de dezembro sobre a proposta de nova Constituição para o país.
Os críticos de Mursi o haviam acusado de agir como um ditador, mas ele disse que estava resguardando a revolução. Desde que assumiu o poder, Mursi vinha mantendo disputas com o Judiciário. Ele afirmou que os poderes extraordinários eram necessários para promover as reformas necessárias no país.
Os simpatizantes do governo dizem que o Judiciário é formado por figuras reacionárias oriundas do antigo regime do presidente Hosni Mubarak, que governo o país de 1981 a 2011.
Mas seus adversários vinham mantendo protestos constantes desde o dia 22 de novembro, quando o decreto foi anunciado.
Eles também protestavam contra o projeto de reforma constitucional por alegar que o processo estava dominado pelos islamistas aliados do presidente.
Uma aliança de grupos opositores, o Grupo de Salvação Nacional, pediu que Mursi não somente anule seu decreto quanto adie o referendo constitucional programado para a próxima semana.
A crise se aprofundou a tal ponto que o Exército, por muito tempo a força dominante na política egípcia, advertiu no sábado que interviria para impedir o Egito de entrar em “um túnel escuro”.
Várias pessoas morreram na última onda de protestos contra o governo, e o palácio presidencial foi atacado.
A sede da Irmandade Muçulmana, partido de Morsi, foi incendiada durante os protestos.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
Mulher com criança no colo tenta fugir após esfaquear guarda municipal, é presa e levada para a Delegacia de Casimiro de Abreu
Policiais da 121ª DP, a Delegacia legal de Casimiro de Abreu), com apoio da GuardaRead More
Polícia prende várias pessoas da mesma família em Santo Antônio de Pádua
Militares do 36º BPM prenderam na noite desta quarta-feira (02), três pessoas da mesma família,Read More
Comments are Closed