Brasil tem três atletas indicados ao Oscar do Esporte
|
|
Começou o ciclo olímpico do Rio de Janeiro. Esta foi a mensagem da secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, na cerimônia de anúncio dos indicados ao Laureus World Sports Awards, prêmio concedido aos melhores atletas do mundo em sete categorias, considerado o “Oscar do Esporte”.
– O Rio de Janeiro vive um momento de vibração, conquista e energia com Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E este calendário começa com um evento muito especial, a premiação do Laureus em 11 de março do ano que vem, no Theatro Municipal. Atletas do mundo inteiro estarão aqui no Rio em 2013. Sem dúvida, o Laureus é a coroação deste privilegiado calendário esportivo – disse a secretária Marcia Lins.
Presidente da Academia Mundial do Esporte, ligada à Fundação Laureus, o bicampeão olímpico dos 400m com barreiras (76 e 84), Edwin Moses, fez coro à Marcia Lins.
– O Rio de Janeiro será o coração e a alma do esporte nos próximos quatro anos. O Laureus nunca tinha sido realizado no hemisfério sul. Já passamos por Mônaco, Portugal, Barcelona, Rússia, Abu Dhabi e Londres. Este é a hora de realizar esta fantástica parceria, do esporte como ferramenta de transformação, do esporte além da competição – destacou Moses.
O Laureus financia mais de 100 projetos sociais ligados ao esporte em 43 países, incluindo o Brasil, no projeto Luta pela Paz, no Complexo da Maré, e uma das contrapartidas sociais da realização do Laureus no Rio de Janeiro é o apoio a mais três projetos, que serão escolhidos pelo Governo do Estado.
O Brasil teve três atletas indicados ao Laureus World Sports Award: Daniel Dias, que já foi laureado em 2009, Alan Fonteles Cardoso de Oliveira, ambos na categoria de melhor atleta com deficiência; e Neymar, como melhor atleta revelação.
Daniel Dias é o maior para-atleta brasileiro e conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres. Ele já recebeu o Laureus em 2009 pela performance nos Jogos de Pequim, quando conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
– Eu já estava feliz pelo prêmio ser aqui no Brasil, no Rio. Receber esta indicação me deixou ainda mais animado. Eu comecei a treinar inspirado no Clodoaldo Silva quando ele ganhou tudo em Atenas 2004 e espero que, assim como ele me inspirou, eu possa incentivar novos atletas – disse o maior medalhista em paralimpíadas do Brasil, com 15 no total.
Um dos cinco concorrentes de Daniel Dias na categoria atleta com deficiência é o brasileiro Alan Fonteles Cardoso de Oliveira, ouro nos 200m rasos em Londres para ambi-amputados, derrotando o favorito sul-africano Oscar Pistorius. Os outros três finalistas são a velocista namibiana Johanna Benson, o velocista cadeirante britânico David Weir, o jogador de basquete canadense Patrick Anderson e o italiano Alex Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 que conquistou dois ouros no ciclismo com as mãos em Londres.
Neymar foi prata nos Jogos Olímpicos de Londres e aparece na lista dos indicados ao Laureus como revelação do ano com cinco campeões olímpicos: o tenista britânico Andy Murray (que também venceu o Aberto dos Estados Unidos, o US Open); Kirani James, ouro nos 400m rasos e dono da primeira medalha olímpica de Granada, uma ilha no Caribe; o nadador francês Yannick Agnel, vencedor em três provas em Londres; a ginasta americana Gabby Douglas, campeã em duas provas nos Jogos; e a nadadora chinesa Ye Shiwen, de apenas 16 anos, que surpreendeu ao conquistar o ouro nos 200 e 400 metros medley, que reúne os quatro estilos, seguidos de recordes.
Na categoria melhor atleta masculino, os indicados foram o nadador americano Michael Phelps, que se tornou o maior medalhista olímpico da história, com 22 no total; o velocista jamaicano Usain Bolt, que se tornou bicampeão olímpico nas provas de 100m, 200m e revezamento 4X100m; o fundista britânico Mo Farah, que ganhou o ouro nos 5 mil metros e 10 mil metros em Londres; o ciclista britânico Bradley Wiggins, ouro por equipes em Londres e vencedor da tradicional prova Tour de France; o argentino Lionel Messi, recordista de gols numa temporada, com 86, quebrando a antiga marca do alemão Gerard Muller (85) que durava 40 anos; e o alemão Sebastian Vettel, que se tornou o mais jovem tricampeão mundial de Fórmula 1 da história.
Entre as melhores atletas femininas foram indicadas a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, que conquistou o bicampeonato olímpico nos 100m rasos; a britânica Jessica Ennis, ouro no heptatlo em Londres; e as americanas Missy Franklin, nadadora de 17 anos que conquistou quatro ouros e um bronze nos Jogos; Allyson Felix, vencedora de três ouros no atletismo em Londres; a tenista Serena Williams, que venceu Wimbledon, o Aberto dos Estados Unidos e duas medalhas de ouro nas quadras britânicas, em simples e em duplas; e a esquiadora Lindsey Vonn.
O Laureus de melhor equipe será disputado entre a seleção chinesa de tênis de mesa; a seleção européia de golfe que derrotou a americana no Ryder Cup; a seleção americana masculina de basquete que conquistou a 14ª medalha de ouro olímpica; o Miami Heats, campeão da Liga Profissional Americana de basquete (NBA); a Red Bull, pelo terceiro título mundial de construtores na Fórmula 1; e a Espanha, campeã da Eurocopa 2012. O Laureus anunciou ainda os indicados ao melhor retorno do ano, para atletas que passaram algum temo inativo e tiveram resultados expressivos na temporada, e vai estender o prazo de votação para a categoria de melhor atleta de esportes radicais, devido ao campeonato de surfe ainda não estar decidido.
Os indicados ao Laureus World Sports Awards foram escolhidos por votação de mais de dois mil jornalistas esportivos pelo mundo. A partir dos indicados, um seleto grupo de 46 lendas do esporte que compõem a Academia Mundial do Esporte, presidida por Edwin Moses e que tem o bicampeão mundial de Fórmula 1 e campeão mundial de Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, como único brasileiro integrante, irão eleger o melhor de cada categoria.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed