Morre Enrique Oltuski, um dos líderes da Revolução Cubana
|
|
Um dos líderes da Revolução Cubana, Enrique Oltuski, de 82 anos, morreu neste domingo (16/12) em Havana. Ele foi um dos principais personagens do Movimento 16 de Julho, que depôs o governo do então presidente do país, Fulgencio Batista, em 1959.
Amigo pessoal do revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara, Oltuski apresentou a ele Aleida March com quem Che acabou se casando. O líder passou anos servindo ao governo de Cuba, primeiro como ministro das Comunicações e depois como vice-titular da pasta da Pesca.
A expressão Revolução Cubana refere-se à implantação em série de programas sociais e econômicos do novo governo, todos baseados nos princípios do comunismo. O movimento contou com o apoio da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Após a revolução, Cuba passou a ser submetida ao embargo comercial, econômico e financeiro dos Estados Unidos, aplicado a partir de 1960. O embargo, também chamado de bloqueio, impõe uma série de restrições ao país e à população, que sofre com o desabastecimento de produtos básicos e as limitações de acesso a várias mercadorias.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

Grandes personalidades nos deixaram em 2018
Billy Graham foi um dos que morreram no ano que se finda e deixou oRead More

Amanda Nunes nocauteia Cris Cyborg no UFC 232 e ganha mais um cinturão
Lutadora baiana se torna a primeira mulher a conquistar dois cinturões do UFC simultaneamente eRead More
Comments are Closed