Messi ganha pela quarta vez o Bola de Ouro da FIFA
|
|
O argentino Lionel Messi, já tinha sido o melhor do mundo em 2009, 2010, 2011 e ganhou nesta segunda-feira (07/01) pela quarta vez o prêmio Bola de Ouro da FIFA como melhor jogador de 2012. Concorreram com ele ao prêmio, o espanhol Andrés Iniesta e o Português Cristiano Ronaldo. Messi teve a preferência de 41,60% dos votos, Cristiano Ronaldo (23.68% dos votos) e Andrés Iniesta (10,91%).
Com seu quarto prêmio, o astro deixa para trás Ronaldo e Zinedine Zidane como vencedor do prêmio da Fifa por três vezes. Considerando quem conquistou a Bola de Ouro quando era organizada somente pela revista France Football, Messi deixou para trás também Johan Cruijff, Michel Platini e Marco Van Basten.
O ano do argentino não foi repleto de títulos, tendo como auge uma Copa do Rei, mas contou com muitos gols e quebra de recordes. Messi estufou as redes 91 vezes em 2012, quantia inédita, superando marcas dos gigantes Pelé e Gerd Müller. E ainda houve tempo para mais marcas destruídas.
Em 2012, Messi se tornou o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Espanhol e anotou 50 gols. Superou também Cesar Rodríguez e virou o artilheiro do Barcelona em todos os tempos por jogos oficiais. Alcançou 25 gols em jogos internacionais, recorde em todos os tempos. Pela seleção argentina, igualou Gabriel Batistuta com 12 gols no ano. Foi artilheiro da Liga dos Campeões pela quarta vez, recorde dele e de Müller. Ele ainda fez 14 gols na mesma edição do torneio europeu, recorde que divide com Altafini Mazzola.
Messi é quatro vezes o melhor jogador do mundo e já tem um gol em 2013 após a primeira partida pelo Barcelona. Tendo como meta conquistar sua quarta Liga dos Campeões e seguir comandando a Argentina na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, o atacante deixa Zurique com seu quarto título, mas com a possibilidade vasta de retornar no próximo ano para subir ao palco e receber o troféu pela quinta vez. Tudo é possível quando se trata de Messi.
Wambach supera Marta e é escolhida melhor jogadora de 2012
O prêmio de melhor jogadora do ano está de volta aos Estados Unidos após dez anos. A atacante Abby Wambach foi escolhida nesta segunda-feira pela Fifa como vencedora da Bola de Ouro por seu desempenho em 2012. Para conquistar o prêmio em Zurique, a atleta deixou para trás a brasileira Marta, que já levou a láurea em cinco oportunidades e segue como principal ganhadora.
Uma jogadora americana não era escolhida melhor do mundo desde que Mia Hamm conquistou seu segundo prêmio em 2002. Após isso, além dos cinco troféus de Marta, a premiação homenageou a alemã Birgit Prinz (2003, 2004 e 2005) e a japonesa Homare Sawa (2011).
“Não esperava por isso. Marta, Alex, obrigado por me desafiarem todos os dias. Obrigado à Fifa, Pia (Sundhage, ex-treinadora dos EUA), comissão técnica e equipe médica, minha família, vocês são incríveis e amo muito. O mais importante de ganhar um prêmio individual é o conjunto. Nunca fiz um gol sem receber um passe de alguém. Pedimos para todos os fãs continuarem inspirando a mim e ao nosso time, sempre”, disse a americana.
Ela recebeu 20,67% dos votos, pouco a mais que suas rivais. Marta ficou em segundo lugar, com 13,50% das escolhas, enquanto Morgan recebeu 10,87%.
Wambach foi o destaque dos Estados Unidos na conquista do ouro na Olimpíada de Londres, marcando cinco gols durante a campanha, ficando somente atrás da canadense Christine Sinclair na artilharia. Aos 30 anos, a atacante vive o momento mais importante da carreira.
Além de Marta, Wambach deixou para trás a compatriota Alex Morgan, que fez três gols nos Jogos Olímpicos de Londres. Morgan, 23 anos, foi responsável pelo gol da vitória americana sobre o Canadá no último minuto da prorrogação da semifinal da Olimpíada.
Gol mais bonito
A premiação de gol mais belo do ano foi uma surpresa. Nesta segunda-feira, em Zurique, o eslovaco Miroslav Stoch conquistou o Prêmio Puskás 2012, supernado o colombiano Falcao García e o brasileiro Neymar – que concorrida à segunda láurea consecutiva. O golaço do europeu foi marcado com a camisa do Fenerbahce contra o Genclerbirligi.
Neymar concorria a seu segundo Prêmio Púskas pela pintura que fez contra o Internacional, em 7 de março, na primeira fase da Copa Libertadores de 2012. Na ocasião, o jogador do Santos recebeu bola no meio de campo da Vila Belmiro, correu até à área colorada, passou pela marcação adversária e tocou na saída do goleiro Muriel.
O jovem astro já havia recebido o prêmio que leva o nome do lendário craque húngaro Ferenc Puskás na temporada anterior, por gol antológico que marcou contra o Flamengo na Vila Belmiro em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O santista ficou entre os 55 finalistas para melhor jogador do mundo, mas acabou cortado da disputa final entre três jogadores.
Esta foi a quarta edição do Prêmio Puskás. Antes de Stoch e Neymar, o turco Hamit Altintop havia vencido em 2010, por gol por sua seleção. No ano anterior, o português Cristiano Ronaldo foi homenageado por golaço com a camisa do Manchester United.
Com informações do Terra e Agências
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed