Main Menu

Guia para o pagamento do IPVA 2013 já pode ser emitido no RJ

 
 

Secretaria de Fazenda anuncia tabela de pagamentos do IPVA de 2013, Secretário Estadual de Fazenda, Renato Villela

No estado do Rio de Janeiro, que tem automóveis já estão podendo retirar a guia do IPVA 2013. Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da nota fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar da data da nota fiscal de venda. Quem pagar o IPVA à vista terá 8% de desconto. Pagamento poderá ser feito em toda a rede bancária do país.

Os proprietários de veículos do Estado do Rio podem efetuar o pagamento do IPVA em toda a rede bancária do país, pela Internet e por meio de débito automático. A medida visa facilitar a vida do contribuinte, que principalmente nesta época, costuma estar em viagem de férias.

Neste ano, os proprietários de veículos poderão ter desconto de 8%, caso efetuem o pagamento em cota única. A alteração da taxa de desconto do IPVA acompanhou a redução da Selic. “Se os contribuintes compararem, nenhuma aplicação financeira será mais vantajosa do que o desconto concedido à vista”, informou o secretário.

Calendário IPVA

As guias para pagamento do imposto já podem ser impressas através dos sites da Secretaria (www.fazenda.rj.gov.br), do Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (www.detran.rj.gov.br).

A queda do preço dos carros usados no mercado provocará a redução do valor final do IPVA do Estado do Rio em cerca de 5%, quando comparado ao ano anterior.

A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio prevê que a arrecadação do IPVA em 2013 será de cerca de R$ 1,89 bilhão, média de 5% a mais do que em 2012 – há modelos de veículos que poderão ter redução maior ou menor do que este índice porque o cálculo depende do ano de fabricação do veículo (carros mais antigos têm queda percentual de preço menor do que os usados mais novos).

A prática bancária para a emissão dos boletos da segunda e terceira parcela será um pouco diferente em 2013. Estes dois boletos, a partir de agora, devem ser emitidos e quitados obrigatoriamente no mesmo dia da impressão. Por exemplo, um boleto impresso no dia 27 de fevereiro deve ser necessariamente pago neste dia.

Se o contribuinte não realizar o pagamento na data da impressão, deverá imprimir novo boleto por internet ou qualquer outro meio disponível. A mudança deve-se a questões de operacionalidade bancária.

Já os boletos da parcela única e da primeira parcela mantêm a mesma rotina dos anos anteriores: poderão ser impressos em qualquer data e pagos somente no dia do vencimento.

O valor do IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos veículos usados. Esses valores são fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, com a qual a SEFAZ mantém contrato. Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da Nota Fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar da data da Nota Fiscal de venda.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed