Guia para o pagamento do IPVA 2013 já pode ser emitido no RJ
|
|
No estado do Rio de Janeiro, que tem automóveis já estão podendo retirar a guia do IPVA 2013. Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da nota fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar da data da nota fiscal de venda. Quem pagar o IPVA à vista terá 8% de desconto. Pagamento poderá ser feito em toda a rede bancária do país.
Os proprietários de veículos do Estado do Rio podem efetuar o pagamento do IPVA em toda a rede bancária do país, pela Internet e por meio de débito automático. A medida visa facilitar a vida do contribuinte, que principalmente nesta época, costuma estar em viagem de férias.
Neste ano, os proprietários de veículos poderão ter desconto de 8%, caso efetuem o pagamento em cota única. A alteração da taxa de desconto do IPVA acompanhou a redução da Selic. “Se os contribuintes compararem, nenhuma aplicação financeira será mais vantajosa do que o desconto concedido à vista”, informou o secretário.
As guias para pagamento do imposto já podem ser impressas através dos sites da Secretaria (www.fazenda.rj.gov.br), do Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (www.detran.rj.gov.br).
A queda do preço dos carros usados no mercado provocará a redução do valor final do IPVA do Estado do Rio em cerca de 5%, quando comparado ao ano anterior.
A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio prevê que a arrecadação do IPVA em 2013 será de cerca de R$ 1,89 bilhão, média de 5% a mais do que em 2012 – há modelos de veículos que poderão ter redução maior ou menor do que este índice porque o cálculo depende do ano de fabricação do veículo (carros mais antigos têm queda percentual de preço menor do que os usados mais novos).
A prática bancária para a emissão dos boletos da segunda e terceira parcela será um pouco diferente em 2013. Estes dois boletos, a partir de agora, devem ser emitidos e quitados obrigatoriamente no mesmo dia da impressão. Por exemplo, um boleto impresso no dia 27 de fevereiro deve ser necessariamente pago neste dia.
Se o contribuinte não realizar o pagamento na data da impressão, deverá imprimir novo boleto por internet ou qualquer outro meio disponível. A mudança deve-se a questões de operacionalidade bancária.
Já os boletos da parcela única e da primeira parcela mantêm a mesma rotina dos anos anteriores: poderão ser impressos em qualquer data e pagos somente no dia do vencimento.
O valor do IPVA é calculado com base no valor médio de mercado dos veículos usados. Esses valores são fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, com a qual a SEFAZ mantém contrato. Para os veículos novos a base de cálculo do IPVA é o valor da Nota Fiscal de venda do veículo e o imposto é calculado proporcionalmente aos meses restantes do ano, a contar da data da Nota Fiscal de venda.
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed