Main Menu

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de controle ao mosquito transmissor da dengue

 
 
Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de controle ao mosquito transmissor da dengue
Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de controle ao mosquito transmissor da dengue

A Prefeitura de Itaperuna, cidade localizada no Noroeste Fluminense, está atenta ao problema “dengue”. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o município vem intensificando as ações de controle ao mosquito Aedes aegipty (transmissor da dengue). Nesta quarta-feira (16/01), acontece a Mobilização Social para Prevenção e Combate à Dengue, em parceria com diversos setores da sociedade. O local de concentração será na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, Bairro Cehab (PSF – Cehab).

Um dos objetivos da mobilização é criar estratégias de combate ao vetor, como também diminuir a possibilidade de possíveis criadouros do mosquito. Em recente reunião, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP) e o secretário Municipal de Saúde Sérgio Nunes detectaram grande número de pessoas expostas a infecções pelos sorotipos da doença, bem como crescentes notificações atribuídas ao Bairro Governador Roberto Silveira – Cehab.

Equipes do Núcleo de Educação em Saúde (NICES), Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Vigilância Epidemiológica (VE) e PACS/ESF vão percorrer o bairro realizando ações de bloqueio: tratamento focal, eliminação de focos, cobertura de caixas d’água, além do trabalho de educação em saúde, informativo e educativo. As equipes serão supervisionadas pelos coordenadores do evento Heron Macedo (CVAS) e Gesiney Botelho (NICES).

De acordo com o prefeito Alfredão é preciso intensificar as ações de prevenção e combate ao vetor. Alfredão também destacou a importância da sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegipty. O secretário Sergio Nunes disse que o evento procura sensibilizar, conscientizar e desenvolver medidas junto à coletividade, mostrando que a prevenção contra a doença consiste na eliminação dos criadouros do mosquito, esclarecimentos sobre a doença, modo de infecção e controle da transmissão.

Outras informações sobre tratamento e combate à dengue podem ser obtidas através dos seguintes telefones: (22) 3822-0709 ou 3824-5049.

(*) Com informações da Agência Comuniqque

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed