Main Menu

Polícia Federal prende terrorista do Grupo ETA no Rio de Janeiro

 
 

Polícia Federal prende terrorista do Grupo ETA no Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (18/01) no Rio de Janeiro um homem identificado como Joseba Gotzon Vizan González, o “Pocholín”, 53 anos, que seria membro do grupo separatista basco – ETA. O homem estaria foragido da justiça espanhola desde 1991. O ETA teve seu último atentado realizado em agosto de 2009. De acordo com a AFP, a organização é responsável pelo assassinato de 829 pessoas em 40 anos de luta armada pela independência do País Basco.

De acordo com o ministério espanhol do Interior. O homem havia fugido depois do desmantelamento em 1991 do comando Vizcaya, responsável por vários atentados da ETA, informou o ministério em um comunicado.
A prisão ocorre depois de uma ordem de prisão europeia emitida pela Audiência Nacional, tribunal espanhol encarregado dos assuntos de terrorismo. Muito fragilizado, a ETA anunciou no dia 20 de outubro de 2011 que ia terminar com sua luta armada, mas se nega a dissolver-se e a entregar as armas, tal como pedem os governos espanhol e francês.

Joseba, nasceu em Basauri (Vizcaya) em 7 de maio de 1959 e sua prisão foi solicitada pelo Supremo Tribunal sob a acusação de assalto, assassinato, e por pertencer e colaborar com o terrorismo.

Ele nunca foi condenado por sua ligação com o grupo terrorista ETA, viveu no México na década de 90, e foi monitorado pelas forças de segurança.

(*) Com informações da Polícia Federal e Agências

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed