Corpo de Bombeiros reúne com administração pública e judiciário para definir parâmetros para alvarás e habite-se
|
|
Após o incêndio ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria/RS, tragédia que até o presente momento matou 238 pessoas, autoridades de todo o País discutem medidas de segurança a fim de evitar outras tragédias, bem como intensificar a fiscalização referente ao cumprimento de normas de segurança, em diversificados locais, principalmente naqueles que reúnam muitas pessoas.
Representantes de municípios localizados no Noroeste Fluminense, reuniram-se nesta quarta-feira (06/02), em Itaperuna, a fim de somar forças e levantar novos questionamentos sobre o quê de fato pode ser feito para melhorar a segurança. Personalidades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de autoridades militares e civis, debateram o assunto por cerca de duas horas, no auditório da Câmara Municipal. Um dos pontos positivos do encontro foi a apresentação de um modelo de minuta de Lei Municipal.
Para o major Joelson de Oliveira, comandante do 21º Grupamento de Bombeiro Militar de Itaperuna, é necessário que todos os poderes, bem como a sociedade em geral, somem esforços a fim de que tragédias como a ocorrida em Santa Maria, não venham mais a acontecer. O comandante ainda frisou que existe fiscalização voltada à prevenção, no entanto, é preciso sanar algumas lacunas existentes. “Quando se fala de vida, a gente não negocia. Vida é prioridade”, reforça. Ele também informou que já foi feito um levantamento inicial e que 68 estabelecimentos serão fiscalizados na região. O major Joelson de Oliveira foi enfático ao dizer que todos os locais com capacidade de aglomerar muitas pessoas serão fiscalizados.
Representando o Legislativo durante o encontro, o presidente da Câmara de Itaperuna Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP), afirmou que a reunião é de suma importância para a região. “Juntos, somando forças, temos chances de trabalhar melhor essa questão junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro”, lembra. O vereador disse que o modelo de minuta de Lei Municipal precisa ser analisado com bastante cautela e reforçou que a segurança do cidadão precisa ser prioritária. O presidente foi bastante solicito com os demais representantes ao dizer que “Itaperuna estará sempre de portas abertas para recepcionar os demais municípios. Acreditamos também na pluralidade de ideias e pensando juntos, temos mais chance de acertar”, diz Alexandre.
Apresentado durante o encontro, o modelo de minuta de Lei Municipal dispõe sobre a obrigatoriedade de determinados estabelecimentos apresentarem o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), para pleitearem o “Alvará Definitivo” ou o “Habite-se” no município. O documento também prevê que quanto à determinação de medidas de segurança contra “Incêndio e Pânico”, as edificações serão enquadradas, segundo parâmetros para avaliação do risco, conforme previamente estabelecido.
(*) Com informações da Agência Comuniqque
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed