PSDB, PPS e DEM repudiam interferência de embaixador venezuelano em assuntos brasileiros
|
|
Mesmo condenado a 10 anos e 10 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa pelo mensalão, José Dirceu foi homenageado e tratado como estrela em ato organizado pelo PT na Câmara Legislativa de Brasília. O seminário em defesa do “Legado Lula” se transformou em ato de desagravo ao ex-ministro-chefe da Casa Civil, conforme mostrou o jornal “Correio Braziliense”. O deputado Vanderlei Macris (PSDB – SP) considerou a homenagem um ato de “apologia à corrupção”.
“É lamentável que, apesar de tudo o que aconteceu, pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) estão aí fazendo apologia ao crime”, ressaltou o tucano nesta quarta-feira (6). O petista foi recebido como mártir pelos correligionários. Em 25 minutos de discurso, citou várias realizações petistas na última década e convocou a militância para sair em sua defesa.
Segundo Macris, lamentavelmente o Partido dos Trabalhadores não segue os dois caminhos que deveria: competência de gestão e ética. Conforme lembrou, nos últimos anos do governo Lula e na gestão Dilma, o PT mostrou claramente que anda por um caminho antirrepublicano na luta política.
“O Dirceu, entre outros envolvidos no mensalão, foi o símbolo desse descaminho. Eles estão sendo aclamados pelos mais próximos por conta de entenderem – como instituição partidária – que o caminho para o governo não deve ser ético, nem republicano e muito menos de interesse público.”
Organizado pelo PT do DF, o seminário foi um ato político que Dirceu deve reproduzir em vários estados, preparando a legenda para a campanha eleitoral de 2014. Os correligionários fizeram fila para tirar foto ao lado do homem considerado pela Justiça brasileira o chefe de uma organização criminosa formada para comprar apoio político no Congresso.
Durante o discurso, Dirceu voltou a atacar a imprensa. O ex-ministro e seu partido vêm reiteradamente tentando controlar a mídia, ato condenado pela oposição. Segundo ele, há um acordo das oposições com a mídia conservadora para derrotar o projeto do PT.
Durante o seminário, Dirceu foi recebido com um grito de guerra já característico: “Dirceu, guerreiro do povo brasileiro”. Estava acompanhado do filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), e de aliados como o ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), absolvido da acusação de lavagem de dinheiro e provável candidato ao governo do Pará; além do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz.
A pajelança aos mensaleiros continua hoje. Dirceu, ao lado dos deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, serão homenageados na festa de 78 anos do ex-deputado federal Ricardo Zarattini (PT-SP), em São Paulo.
NOTA DE REPÚDIO À INTERFERÊNCIA DO EMBAIXADOR DA VENEZUELA EM ASSUNTOS INTERNOS DO BRASIL
O PSDB, PPS e Democratas manifestam de forma conjunta seu protesto e indignação diante da interferência indevida do embaixador da Venezuela, senhor Maximilien Sánchez Averláiz, em assuntos internos do Brasil.
A presença do embaixador venezuelano em ato organizado ontem pelo petista José Dirceu, ex-ministro do governo Lula condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, para tentar desqualificar o resultado final do julgamento do mensalão, definido pelo Supremo Tribunal Federal, afronta a soberania do Brasil e mereceria o repúdio imediato das autoridades brasileiras, a começar pelo Ministério das Relações Exteriores.
Diante disso, exigiremos, no âmbito do Congresso Nacional, explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre a omissão do governo da presidente Dilma Rousseff diante de um episódio de tamanha gravidade.
Brasília, 06 de fevereiro de 2012
Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB
Deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS
Senador José Agripino, presidente nacional do Democratas
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Carro-do-36º-Batalhão-400x200.jpg)
36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More
![](https://arquivo.portalitaperunanoticias.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Acidente-com-feridos-na-BR-356-400x200.jpg)
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed