Seminário Batista tem aula inaugural com juíza de Itaperuna
|
|
Foi realizada nesta terça-feira (19/02) a aula inaugural do Seminário Teológico Batista de Itaperuna (SETEBI) com a presença da Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca desta cidade no Noroeste Fluminense, Leidejane Chiesa Gomes da Silva que é membro da Igreja Batista Parque dos Ipês. Na oportunidade a magistrada falou da importância da contextualização das Leis no âmbito da prática cristã e seus impactos na igreja na atualidade.
O Auditório e Centro de Treinamento Heitor Antonio da Silva do SETEBI estava repleto de alunos e convidados atentos para ouvir as informações da mensageira na sua aula magna.
O foco da mensagem da Drª. Leidejane Chiesa Gomes da Silva foi a necessidade que os líderes e o próprio pastor tem de conhecer as Leis do país para que possam saber interpretá-las dentro de sua realidade religiosa.
“A primeira coisa que devemos fazer é quando se fala de um Projeto de Lei ou de um Lei propriamente dita, você tem que conhecê-la e hoje temos vários meios de acesso a elas entre estes a internet. A sua opinião como liderança faz a diferença e portanto há necessidade de conhecer”, disse a magistrada.

A palestrante falou da aplicabilidade, ou mesmo da possibilidade de aplicação de Leis e até de Projeto Lei como o 122/2006 que trata da homofobia na orientação sexual.
“Se a doutrina de determinada igreja proíbe o ‘casamento’ entre pessoas do mesmo sexo, ninguém pode obrigar o pastor daquela igreja de realizar tal cerimônia”, enfatizou Leidejane.
Outra questão importante destacada pela preletora é quanto a participação de declarados homossexuais em Igrejas evangélicas, quando estas em suas doutrinas não aceitam tal prática.
“Existem várias entidades que para alguém fazer parte tem que obedecer certos critérios. O Grupo Olodum por exemplo, para fazer parte dele a pessoa tem que ser afrodescendente. Então se você é um europeu sem qualquer genealogia afro, não pode participar. Assim também é a igreja, para participar dela tem que obedecer todos os critérios contidos em sua regra doutrinária”, acrescentou a palestrante.
Leidejane Chiesa Gomes da Silva ainda deixou claro que o homossexual, não pode ser considerado uma raça, pois esta é um grupo de pessoas com as mesmas características, com a mesma cultura e por sua vez tem que se reproduzir. Neste caso não se pode considerar o homossexualismo como tal, é sim opção sexual.

A magistrada ainda falou sobre outras Leis como a da “Palmada” entre outras. Destacou que o ministro cristão tem uma responsabilidade muito grande em orientar e mostrar o caminho certo e foi para isso que foram chamados e que o Seminário tem dentro deste contexto uma grande importância na formação de pessoas mais conscientes com o correto, o ético e o legal.
O pator Rômulo Vinícius Dias, diretor do SETEBI apresentou os novos alunos que iniciam os seus cursos na instituição neste ano de 2013 e também deu posse a nova diretoria representativa do Centro Acadêmico Seminarista Hecton Vieira Teixeira.
Um pouco da História do SETEBI
O SETEBI foi criado em 29 de junho de 1985 idealizado pelos pastores Gessy Frutuoso, Edmar Pereira da Silva e Heitor Antônio da Silva para atender em princípio as igrejas evangélicas do Noroeste Fluminense na formação de pastores, educadores e líderes para o trabalho eclesiástico. Funcionou no início nas dependências da Segunda Igreja Batista, depois com o aumento da demanda foi transferido para o Edifício de Educação Religiosa da Primeira Igreja Batista de Itaperuna e atualmente com sede própria desde 01/02/1998 com culto inaugural na administração do Pr. Paulo Zarro de Freitas quando possibilitou aumentar ainda mais a demanda para diversas outras capacitações além do Curso de Teologia.
Hoje o SETEBI tem em seus quadros professores capacitados, uma rica biblioteca para atender aos alunos, um completo laboratório de informática para auxiliar ainda mais a capacitação dos que ali ingressam e um Centro de Convenções onde os seminaristas realizam seus trabalhos práticos e onde também são apresentados cursos para o aparelhamento das igrejas nas áreas de Educação Religiosa, Administração, Aconselhamento entre outros.
Quem quiser mais detalhes sobre as inscrições para os Cursos de Bacharel em Teológica, os cursos de Mestrado em Teologia, Técnico em Música Sacra, Ministério Infantil, Intensivo em Regência, Líderes para o Século XXI e Convalidação em Teologia. pelo Seminário Teológico Batista de Itaperuna (SETEBI), poderão obter maiores informações pelo telefone (22)3823-8335 a partir da 17h00, pelo email: secretaria.setebi@hotmail.com ou comparecendo na sede da instituição que fica em Itaperuna no bairro Cidade Nova, na Rua Thomaz Teixeira dos Santos, 148. O SETEBI tem a direção do Pr. Rômulo Vinicius Dias.
(*) Por Marcos Vinicio Dias Ribeiro
Assista aqui parte da mensagem proferida na Aula Inaugural no SETEBI
Leia Também:
SETEBI forma mais uma turma de Bacharel em Teologia em Itaperuna
Alunos do curso de Bacharel em Teologia do SETEBI apresentam TCC
Seminário Teológico Batista de Itaperuna completa 27 anos
Seminário Teológico Batista de Itaperuna realiza aula inaugural
Seminário Teológico Batista de Itaperuna realiza palestra com juíza
Seminário Teológico Batista de Itaperuna promove Mestrado em Teologia
Seminário Teológico Batista de Itaperuna tem aula inaugural com Pr Charles Edward Anderson
Leia Mais Notícias Clicando Aqui
Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social
Related News

36º BPM com sede em Pádua se destaca com ações de combate a marginalidade em 2018
O 36º BPM, com que tem a sua sede em Santo Antônio de Pádua, noRead More

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-356
O motorista de um Ford EcoSport de Macaé/RJ perdeu o controle do veículo no kmRead More
Comments are Closed