Main Menu

Yoani diz que Brasil deve dar mais atenção à falta de liberdade em Cuba

 
 

Yoani diz que Brasil deve dar mais atenção à falta de liberdade em Cuba

A blogueira Yoani Sánchez criticou, nesta quarta-feira (20/02), em Brasília, a tolerância velada do governo brasileiro à ditadura dos irmãos Castro. “O governo do Brasil deveria dar mais atenção à questão dos direitos humanos em Cuba. O povo cubano necessita de apoio nesta luta”, disse a cubana, em entrevista exclusiva ao portal do PSDB.

Yoani chegou a Brasília no fim da manhã e foi recebida pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), autor do convite da visita, no aeroporto internacional. Leite presenteou-a com uma camiseta com a bandeira nacional. “Fiquei indignado com o que fizeram com ela na Bahia. Não podemos aceitar que, nesta etapa da civilização, seres humanos tenham a liberdade de expressão cerceada”, afirmou tucano.

A entrevista ao PSDB foi concedida a caminho da Câmara dos Deputados. No trajeto, a cubana foi seguida pela imprensa e tirou várias fotos de Brasília. “É uma linda cidade”, disse. Na chegada, ficou surpresa com a quantidade de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas. “É mais fácil enfrentar meus colegas do que o governo de meus país”, brincou.

O plenário 1 da Câmara ficou lotado para a sessão do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta baiano Dado Galvão. O vídeo traz um depoimento da blogueira sobre a dificuldade enfrentada pelo povo cubano. “O salário médio de um trabalhador no meu país é de 20 dólares”, informou.

Ela também defendeu o fim do embargo americano à Cuba. “Isso deve terminar já. Essa não é minha opinião de agora, é minha opinião de sempre”, destacou.

Após a exibição do filme, parlamentares de diversos partidos usaram a palavra para manifestar apoio à luta da cubana. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), fez questão de deixar claro que o Brasil não é hostil à visita. “Quero pedir desculpas em nome do PSDB pelas agressões que você sofreu. Este não é o retrato do Brasil”, disse o deputado, em referência aos protestos ocorridos em Feira de Santana (BA).

A blogueira cubana aproveitou para criticar a campanha feita pelo governo de seu país contra o tour de 80 dias que está fazendo por nove países, entre eles Brasil, Holanda, Espanha e Estados Unidos. Para Yoani, o governo comandado por Raúl Castro deveria usar o dinheiro que vem sendo gasto para financiar protestos por onde ela passa em escolas e investimentos na ilha.

“Todo o financiamento da minha viagem é transparente. Minha passagem foi comprada com a ajuda de outros blogueiros. Em Nova York, minhas despesas serão custeadas por universidades nas quais farei palestras. Na Espanha, pelos organizadores de um prêmio que vou receber. Na Flórida, minha irmã vai pagar tudo para me receber. Vou por aí graças à solidariedade de ‘pequenas pessoas’ como eu”, disse.

Yoani agradeceu ao apoio e ressaltou que espera um dia ter a mesma oportunidade no Congresso cubano. “Sonho com o dia em que nosso Parlamento ouça todos os tipos de vozes. Levarei boas lembranças do Brasil”, concluiu.

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Comments are Closed